creme-ricota-caseiro
Molhos, Pastas & Cremes

Creme de Ricota Caseiro

Gosto muito de creme de ricota e acho que é uma ótima substituição para o cream cheese, requeijão, creme de leite e outros. É saudável, menos engordativo, acompanha pães e torradas, além de ser ótimo no preparo de alguns pratos. Eu sempre consumi o creme de ricota Tirolez. Muito bom mesmo! Inclusive, se você não tiver paciência para preparar o creme caseiro, eu recomendo essa marca. Nunca tive problemas!

O problema é que aqui em casa um potinho Tirolez de 250g acaba muito rápido e, financeiramente falando, não compensa. Solução? Preparar o próprio creme. Ele rende que é uma beleza!

É super fácil de fazer e modéstia a parte, o sabor é tão bom quanto – senão melhor – que o industrializado. A única coisa chata do processo é bater a ricota. Ai ai.

Para o creme de ricota:
1 peça de ricota fresca 
150 ml de leite (a quantidade pode variar)
Azeite
Sal e pimenta-do-reino

Corte a ricota em pedaços (não muito grandes) e coloque dentro do liquidificador. Adicione o leite e bata. Tenha paciência, afinal de contas, bater ricota não é a melhor coisa do mundo! Com a ajuda de uma colher/espátula de silicone, desligue o liquidificador no meio do processo e mexa um pouco. Se o seu creme estiver muito grosso, adicione mais um pouco de leite. Cuidado para não colocar demais e o creme ficar ralo. Quando o creme tiver atingido a consistência ideal (pastosa e sem granulados), tempere com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite. Bata novamente.

Guarde na geladeira em um recipiente fechado. Lembre-se que por ser uma receita caseira e livre de conservantes, ela não dura muito tempo! Bem conservada, ela deve ser consumida em até 6 dias.

Bon appétit!
Bisous,

Write a comment