pure-couve-flor
Acompanhamentos, Legumes & Verduras

Purê de… Couve-flor!

Comida light para ser boa, tem que ter gosto. Eu acho péssimo quando vejo pessoas fazendo regime e comendo mal! Comida sem gosto, sem cor, sem cheiro, sem forma. Eca! Acredito que para tudo tem uma solução, é só uma questão de criatividade. Um temperinho ali, um novo método de cozimento e por aí vai.

A receita de hoje é feita com certa constância aqui em casa. Acompanha tranquilamente um filé de frango ou peixe grelhado, outros legumes e é um ótimo substituto para o tradicional purê de batata.

Sim, estou falando de um purê. Acredite se quiser, um purê de couve-flor.

Quando eu descobri essa receita torci o nariz. Quando experimentei, torci mais ainda – estava mega aguado. Fiz algumas adaptações, e hoje considero um acompanhamento e tanto! É bem nutritivo, super leve e o melhor, tem gosto!

Para uma porção grande*:

  • 1 couve-flor lavada e cortada em ramos
  • 2L de água
  • 1 concha da água utilizada para o cozimento da couve-flor
  • 1 1/2 colheres de cream cheese light – gosto do Danúbio e Philadelphia 
  • 1/2 xicara de parmesão ralado – opcional
  • Um fio de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

*Eu faço uma porção grande porque aqui em casa todos gostam desse acompanhamento, mas você pode reduzir de acordo com a sua necessidade.

Em uma panela adicione os 2L de água e espere ferver. Em seguida cozinhe os ramos de couve-flor por aproximadamente 10 minutos. 

Com a ajuda de uma escumadeira, transfira os ramos para o liquidificador e adicione uma concha da água utilizada para a cocção. Bata até formar um creme. Se houver necessidade, adicione mais um pouco de água – com cuidado, caso contrário fica muito ralo.

Adicione 1 1/2 colher de cream cheese, o queijo parmesão ralado e um fio de azeite. Bata novamente para incorporar todos os ingredientes. Acerte o sal e a pimenta-do-reino.

Bon Appétit!
Bisous,

Write a comment