nhoque-abobora
Sem categoria

Nhoque de batata? Não, nhoque de abóbora.

Adoro nhoque! Podem dizer que é uma comida pesada, massuda e sem gosto, mas quando a gente gosta, não tem jeito! Talvez seja por causa da minha avó, que todo almoço de Natal preparava uma travessa enorme de nhoque, com molho rosé a base de catupiry, frango desfiado e gratinado com muito queijo. Era uma delícia!

Eu resolvi testar essa receita quando me dei conta de que nhoque era só de batata. Recheados, com ricota e espinafre, mas a base… Batata. Então, decidi pesquisar e ver quais as outras opções que eu podia encontrar. Então, surgiram várias receitas com a sugestão de trocar a batata pela abóbora. Pronto, fiquei tentada a ponto de me meter a fazer nhoques. Antes que alguém pergunte, já respondo dizendo que a sujeira na cozinha valeu a pena.

Para 4 pessoas:

  • 500g de abóbora kabocha (japonesa) ou moranga – usei a japonesa porque acho que tem um sabor bem gostoso
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • Azeite
  • Noz moscada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Parmesão para finalizar

Para o molho:

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Orégano

Retire a casca da abóbora e corte em cubos (para essa etapa é melhor utilizar uma faca de boa qualidade já que ela costuma ser bem dura). Em uma panela com água, cozinhe a abóbora até que ela fique mole – também pode ser no vapor. Quando ela estiver no ponto (cerca de 15 minutos de cozimento com a tampa), amasse com a ajuda de um garfo até que ela vire um purê. Espere esfriar – isso é MUITO importante, ok? Se você não esperar, a massa vai precisar de mais farinha para dar o ponto e consequentemente vai comprometer o gosto do produto final.

Depois de frio, adicione ao purê de abóbora a farinha, o ovo, a noz moscada, o sal e a pimenta. Trabalhe com a mão até formar uma massa homogênea e um pouco grudenta.

Jogue um pouco de farinha em uma superfície lisa, enfarinhe as mãos e comece a fazer rolinhos com a massa. Com a ajuda de uma faca, corte pequenos pedaços. Nessa parte os meus nhoques ficaram um pouco deformados (lembrem-se, foi a primeira vez), então resolvi fazer bolinhas.

Coloque uma panela com água e um fio de azeite para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque os pedaços de massa e espere boiarem. Quando subirem significa que está bom.

Em uma frigideira, derreta a manteiga, acrescente o orégano e adicione os nhoques. Sirva com queijo parmesão.

Bon Appétit!
Bisous,

Write a comment