quibe-abobora
Acompanhamentos, Legumes & Verduras

Quibe também pode ser de abóbora com queijo! Já pensou nisso?

Eu acho que nunca comentei, mas como a minha mãe é vegetariana, acabo cozinhando pratos que ela também possa comer. De dia de semana em que fazemos quase todas as refeições juntas, procuro inovar algumas receitas para não cair na mesmice do dia-a-dia. Não é porque não temos carne no prato que somos obrigadas a viver de alfafa, correto?

A primeira vez que experimentei essa receita foi em um restaurante de comidas naturais aqui em São Paulo. Pelo fato da carne ser substituída pela abóbora, o quibe acaba ficando tão cremoso que ele derrete na boca. Além disso acho que nem preciso dizer como esse prato é saudável, né? As pessoas intolerantes a lactose podem retirar o queijo que também fica uma delícia!

Ah! E caso você seja uma pessoa que não consegue viver sem carne, não se preocupe, esse quibe também é um ótimo acompanhamento. Vai bem com um bife grelhado e uma saladinha.

Para um quibe:

  • 1kg abóbora kabocha* (ou japonesa)
  • 250g de trigo**
  • 200g de queijo mussarela fatiado
  • Q/n de azeite
  • Pimenta lemon pepper (pode ser substituída pela pimenta do reino)
  • Sal

*A abóbora kabocha ou japonesa é aquela redonda de casca verde.
** Eu sempre coloco menos trigo porque gosto do quibe mais cremoso, mas se quiser algo um pouco mais firme, acrescente 100g a mais.

Deixe o trigo de molho na água por aproximadamente uma hora e meia. Enquanto isso, retire a casca da abóbora e corte em pedaços grosseiros. Em uma panela, coloque os pedaços para cozinhar até que estejam cozidos (cerca de 15 minutos com a panela tampada).

Quando a abóbora estiver no ponto, coloque em um bowl e amasse até virar um purê. Caso ela tenha soltado muita água, dispense, caso contrário seu quibe ficará muito mole.

Com as duas mãos, coloque um punhado de trigo na mão e aperte para retirar o excesso de água. Vá juntando com o trigo no bowl. Coloque um fio de azeite, sal e a pimenta lemon pepper. Mistura para incorporar todos os ingredientes. Experimente e acerte os temperos se houver necessidade.

Com metade da massa, forre um pirex. Faça uma camada com o queijo mussarela. Cubra com o resto da massa.

Coloque em forno pré-aquecido à 200º e deixe assar por 50 minutos. O quibe deve ficar dourado por cima e firme.

Bon Appétit!
Bisous,

Write a comment