vichyssoise
Legumes & Verduras, Sopas, Cremes & Caldos

Sopa Vichyssoise… Ou quase isso!

Tradicionalmente essa sopa é servida fria, no entanto, você pode sim servi-la quente acompanhada de uma delicioso vinho tinto. Esse é o tipo de prato que pode ser servido nos dias frios de inverno ou então, como entrada em dias quentes de verão. Super versátil, costuma agradar os paladares mais exigentes – sem exageros! De origem francesa, a Vichyssoise ganhou o mundo pelo toque aveludado e sabor marcante.

A Vichyssoise é uma sopa que tem como base batata e alho poró. Tradicionalmente, ela leva também creme de leite. No entanto, uma das coisas que mais me fascina no mundo culinário é a liberdade para inovar. Então, experimentei brincar um pouco com esse prato clássico e dar um toque pessoal. Da mesma forma como eu não dispenso uma tradicional Vichyssoise, também acho que vocês deveriam um dia experimentá-la.

Mas hoje, vamos falar de uma Vichyssoise um pouco modificada. Sem creme de leite, com um leve ardor de gengibre e um toque de cravo da Índia. Prontos?

Para 4 pessoas:

  • 2 alhos poró médios
  • 2 batatas grandes
  • 1,5L de água
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
  • 2 cravos da índia
  • Azeite para refogar
  • Sal a gosto

Para os croutons:

  • 5 fatias de pão de forma

Lave bem os alhos poró , corte a parte branca em finas rodelas e reserve as folhas. Refogue com um pouco de azeite até que elas estejam bem macias – é importante cozinhar bem o alho poró para que a sua sopa não fique fibrosa.

Lave as batatas, descasque e depois pique-as em cubos. Em uma panela, coloque 1,5L de água, os cubos de batata, as folhas de alho poró reservadas e o caldo de legumes. Deixe cozinhar em fogo baixo até que as batatas estejam cozidas. Quando as batatas estiverem macias, retire as folhas de alho poró.

Em um liquidificador, coloque as fatias de alho poró, as batatas cozidas e o caldo. Bata bastante até dissolver completamente todos os ingredientes. Adicione o gengibre e os dois cravos da Índia. Bata novamente. Ajuste o sal se necessário.

Se você for tomar a sopa quente, faça croutons para acompanhar  Corte em cubos as fatias de pão e ponha para assar em 200º por aproximadamente 10 minutos – lembre-se que o tempo varia de forno para forno, ok? Os croutons devem ficar crocantes e não queimados.

Bon Appétit!
Bisous,

Write a comment