funghi-creme-leite
Acompanhamentos, Legumes & Verduras

Batata Gratinada ao meu modo: com funghi e creme de leite

Toda pessoa que já foi ao Viena alguma vez na vida, provavelmente deve ter provado a batata gratinada com funghi. Correto? Caso você não tenha provado, já vou logo adiantando que é uma delícia. Eu tenho um pequeno problema com restaurantes self-service, sabiam? Como é muita gente em cima da comida falando, eu fico imaginando no tanto de baba que não acaba voando. Mas, como toda frescura tem limite – e fim – eu sempre me rendo a duas coisas: a batata com funghi e a bolinha de queijo!
 
Aqui em casa temos o hábito de preparar uma batata gratinada que a minha avó fazia com certa regularidade. Cortada em rodelas, muito creme de leite, queijo até dizer chega. Tínhamos  marcado um almoço com a família, no entanto, o cardápio ainda estava incerto.
 
Abri a geladeira aqui de casa e para a minha surpresa, ela estava abarrotada de batatas. Na dispensa nunca falta funghi. Então…  It’s time, baby!
 
Para uma travessa de batatas:

  • 1kg de batatas cruas
  • 2 xícaras de chá de funghi
  • 3 caixinha de creme de leite
  • 1 colher de sopa manteiga
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres de vinho branco – usei o prosecco que tinha na geladeira rs.
  • Parmesão ralado para gratinar
  • Alecrim
  • Noz moscada
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Comece preparando o funghi. Lave bem o funghi para tirar qualquer resíduo de terra, esquente um pouco de água e deixe ele hidratando por aproximadamente 30 minutos. Quando ele estiver bem macio, esprema com as mãos para tirar o excesso de água e pique em pequenos pedaços. NÃO DISPENSE A ÁGUA, pois ela será utilizada mais tarde.
 
Em uma frigideira, esquente a manteiga e refogue a cebola picada e o alho amassado. Em seguida, junte os funghis picados, o sal e o alecrim. Derrame o vinho (ou prosecco) e continue mexendo até evaporar. Coe a água em que o funghi ficou hidratando e adicione à mistura. Deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos. Acerte a pimenta e reserve.
 
Abra as caixinhas de creme de leite e coloque em um bowl. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Misture bem. Reserve.
 
Lave bem as batatas, descasque-as e depois passe por um ralador. Ela deve ficar bem fininha. Coloque as fatias dentro do bowl com o creme de leite. Com as mãos, misture até que todas as batatas estejam cobertas pela creme de leite temperado. Adicione a mistura de funghis. Misture novamente até incorporar todos os ingredientes.
 
Disponha a mistura de batatas com funghis em uma assadeira e polvilhe com queijo parmesão ralado. Cubra com um papel alumínio e asse em forno pré aquecido a 200º por cerca de 45 minutos. Antes de servir, retire o papel alumínio e deixe gratinar.
 
Dica: essa batata com funghi harmoniza super bem com carnes vermelhas e carne de porco.
 
Bon Appétit!
Bisous,

Write a comment