bolo-cenoura
Bolos

Fofinho como a gente gosta: Bolo de Cenoura!

AMO bolo de cenoura com calda de chocolate. Talvez, de todos os bolos, esse seja o meu grande ídolo. Fofinho, bem laranja e com aquela ganache fantástica por cima. Sim, sou capaz de devorar uma forma sozinha em dois dias. E sabe qual o melhor (ou pior, depende do seu ponto de vista), você também! Acho que nunca conheci uma pessoa que disse não gostar de bolo de cenoura – independente de ter calda ou não. É simplesmente impossível!

O bolo de cenoura é aquela comida clássica que esteve presente na nossa vida em diversas situações: no recreio, no lanche da tarde, na casa da vó, na hora da Sessão da Tarde e por aí vai. Aí você cresce e continua se deparando com ele em cafés, docerias etc.

Agora, o melhor de tudo é quando esse bolo vem FOFINHO. Nossa, aí vamos combinar que é para se acabar de comer!

Liquidificador a postos (Sim! Ele é facílimo de fazer!), cenouras em mãos… Let’s go!

Para um bolo:
3 cenoura médias raladas grosseiramente (fica mais fácil de bater!)
4 ovos
1/2 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento em pó

Para a calda:
1 barra de chocolate (usei o meio-amargo)
1/2 caixinha de creme de leite

 
Pré-aqueça o forno à 180º

Lave bem a cenouras, descasque-as e rale grosseiramente. No liquidificador, bata as cenouras, os ovos, o óleo, o açúcar a essência de baunilha. Bata bem até formar uma mistura líquida bem homogênea.

Em um bowl, coloque esse líquido e vá acrescentando aos poucos a farinha peneirada. Mexa com a ajuda de um fouet. Ao final, acrescente o fermento e misture. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno por aproximadamente 40-45 minutos (o tempo pode variar de forno para forno).

Enquanto o bolo assa, prepare a calda. Em banho maria derreta a barra de chocolate. Quando ela estiver derretida, acrescente o creme de leite e mexa até a massa ficar homogênea.  Reserve.

Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar. Espalhe a calda e seja feliz!

Bon Appétit!
Bisous,

0 Comments

Write a comment