penne-gratinado
Massas

Praticamente um prato universitário: Penne Gratinado com Molho de Tomate e Atum

Gostaria de começar esse post explicando o motivo do sumiço. Final de ano a correria fica mais intensa ainda! Parece que não vai dar tempo de fazer absolutamente nada, e quando digo nada, cozinhar e atualizar o blog entre no meio. Infelizmente tenho que dar prioridade a outros projetos, e o blog fica um pouco de lado!
 
O prato de hoje, com certeza já é conhecido de muita gente! Se você mora sozinho, aí sim afirmo que conhece essa receita muito bem! Quem nunca, em um dia de preguiça homérica, pegou uma lata de atum na dispensa, cozinhou macarrão e voilá, fez uma mistura daquelas? Pois é, apesar de não morar sozinha, já fiz isso muitas vezes. Talvez o culpado de tudo seja o meu irmão, que quando vinha nos visitar durante as férias da faculdade, acabava fazendo uma vez ou outra (para desespero dos meus pais!).
 
O negócio é que macarrão com molho de tomate e atum é muito simples, então, por que não inovar? Não precisa de muito, acredite! Nada que uma geladeira e um pouco de criatividade não possam resolver. Sujeira e complicação são fatores que passam longe dessa receita! Então, o segredo é esse: bateu a preguiça é só se jogar naquela receitinha manjada e inovar como puder!
 
Para 3 pessoas:

  • 1/2 pacote de penne grano duro (pode ser o parafuso, gravatinha ou qualquer outro disponível no armário)
  • 1 1/2 xícara (chá) de molho de tomate (uso sempre o caseiro)
  • 1 cenoura picada em cubinhos
  • 2/3 de uma xícara (chá) de ervilhas congeladas (uso sempre as da Daucy)
  • 1 lata de atum sólido
  • 1/2 xícara (chá) de mussarela em cubos (pode ser substituída pela de búfala)
  • Q/n de fatias de mussarela
  • Q/n de azeite
  • Sal e pimenta branca à gosto


 
Ferva a quantidade necessária de água, coloque um fio de azeite, sal e espere ferver. Quando a água estiver bem quente, adicione o macarrão e deixe cozinhar. Fique atento ao tempo indicado no pacote, macarrão tem que ficar al dente! Quando estiver pronto, escorra e reserve.

Abra a lata de atum sólido, retire toda a água/óleo e desmanche com a ajuda de um garfo. Pique a cenoura em cubinhos (quando menor ficar, melhor). Descongele as ervilhas passando por água corrente (questão de segundos!). Pique a mussarela em cubinhos. Reserve todos os ingredientes.
 
Em uma panela despeje o molho de tomate (tenho o hábito de fazer molho, portanto, o meu já está temperado com algumas ervas e sal), caso o seu não seja caseiro, tempere da forma como lhe agradar (pode adicionar ervas desidratadas como manjericão, orégano, sálvia, etc). Espere esquentar e coloque um fio de azeite, o atum e misture. Acrescente a cenoura e deixe cozinhar rapidamente (ela deve ficar crocante). Adicione as ervilhas e mexa. Quando o molho estiver pronto, desligue o fogo, espere uns minutos e acrescente a mussarela picada. Adicione o macarrão reservado e misture tudo.
 
Em um pirex, coloque a mistura de macarrão com molho e cubra com fatias de mussarela. Coloque para gratinar até derreter o queijo.
 
Fácil, né? Parece até dica para universitário!
 
Bon Appétit!
 
Bisous,
Mariana Muller

Write a comment