conchiglionegratinado
Massas

Stupendo: Conchiglione Gratinado com Recheio à Base de Ricota

Não adianta. Nutricionistas abominam, quem quer perder uns quilinhos sofre (e não adianta falar o contrário que não acredito!), o personal trainer fala que é a primeira coisa a ser cortada, já foi comprovado que a digestão é rápida e portanto não alimenta muito, não é rica em minerais e outras coisas que o nosso corpo precisa. Mas, apesar de tudo e todos conspirarem contra, difícil encontrar uma pessoa que não sucumba ao prazer de se deleitar com um belo prato de massa.
 
Com molho vermelho, branco, aos queijos. Recheada com carne, presunto, castanhas. Ou simplesmente com manteiga, alho, parmesão ralado. Spaghetti, talharini, lasanha, fusili, rigattoni, raviolli, capeletti, parafuso. Whatever, sou fã declarada e não tenho a menor vergonha disso! Tem coisa mais gostosa, prática e reconfortante do que um belo prato de massa em um dia frio? Não, não tem caro leitor.
 
Sempre que vou a zona cerealista da cidade, faço uma visitinha a casa Flora. Para quem não conhece, é um empório fantástico! Repleto de especiarias diferenciadas, queijos importados, vinhos e, massas. Boas massas italianas – não estou falando de Divella, estou falando DAQUELAS. E toda vez que entro no empório, não consigo sair de lá com as mãos vazias. Dessa vez me dei de presente uma caixa de conchigliones artesanais.
 
Comprei uma boa ricota, algumas castanhas e já comecei a elaborar um prato para o final de semana. Não precisava de muito, afinal, a estrela principal seria o conchiglione em si.
 
Para 4 pessoas:

  • 1 caixa de conchigliones
  • 500g de ricota
  • 3 colheres de sopa de requeijão cheias
  • 1 xícara de chá de parmesão ralado (evite o de saquinho!!!)
  • 1/3 de um pedaço de gorgonzola ralado
  • Mix de temperos (orégano, alho desidratado, manjericão)
  • Noz moscada ralada na hora (só um pouco!)
  • Q/n de castanhas de cajú picadas (se não tiver, improvise: pistache, castanha do pará, nozes etc.)
  • Q/n de molho de tomate
  • Azeite
  • Sal a gosto


 
Em uma panela, aqueça água para cozinhar o macarrão. Salgue com sal e coloque um fio de azeite. Cozinhe a massa de acordo com as instruções estipuladas na embalagem. Depois de pronto, escorra e deixa esfriar.
 
Amasse a ricota e misture com o resto dos ingredientes. Procure deixar o recheio bem uniforme. Dessa forma, será muito mais fácil de rechear as conchas. Prove e acerte o sal.
Com a ajuda de uma colher de sobremesa, faça pequenas bolinhas com o recheio. Delicadamente – eu digo delicadamente porque estraguei as primeiras conchas rs – abra as conchas e preencha com o recheio. Provavelmente você não conseguirá rechear todas as conchas, então, não se preocupe se sobrarem algumas.
 
Fore uma forma com o molho de tomate e disponha as conchas recheadas. Polvilhe com parmesão ralado. Coloque para assar até o queijo derreter e o molho borbulhar.
 
Dica: lembre-se de separar um bom vinho tinto para acompanhar a refeição!
 
Bon Appétit!
Bisous,

Write a comment