torta-de-ricota
Sobremesas, Tortas Doces

Leveza em forma de sobremesa: Torta de Ricota com Raspas de Limão!

Houve uma época que quando tínhamos almoço de família, minha mãe sempre se encarregava de fazer a sobremesa. O problema, é que apesar das inúmeras receitas disponíveis, ela gostava de preparar apenas três delas: cocada cremosa, tapioca cremosa e torta de ricota. Ao longo dos anos a família foi enjoando, e felizmente, passaram a tarefa da sobremesa para uma outra tia. Desde então, nunca mais comemos os famosos pratos doces da Dona Veroca – em especial a torta de ricota com raspas de limão.
 
Até o final de semana passado.
 
Comprei uma ricota com a intenção de fazer uma massa recheada, no entanto, acabei esquecendo e ela ficou perdida na geladeira. Quando lembrei vi que ou eu usava ela já, ou então, seria obrigada a jogá-la fora. Por sorte era aniversário do meu tio, e minha mãe me pediu para fazer um doce leve por conta do calor. Há! Senti que depois de muito tempo, a família estaria pronta para comer novamente a Torta de Ricota.
 
Resultado: não sobrou nem um pedacinho.
 
Para uma torta:

  • 500g de ricota fresca (uso a da Yemma que é macia e saborosa. Sem piadas, ricota pode ser saborosa)
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 medidas da lata de leite
  • 4 ovos – gemas e claras separadas
  • 3 gotas de essência de baunilha
  • 3 colheres de açúcar
  • 3 colheres de amido de milho
  • Raspas de um limão

Esfarele a ricota com a ajuda de um garfo, assim ficará mais fácil de bater no liquidificador. Acrescente o leite condensado, o leite, o açúcar, as gemas, o açúcar, a baunilha e o amido de milho. Bata bem até formar um líquido bem homogêneo.
 
Na batedeira, bata as claras em neve até ficar em pontos firmes.
 
DELICADAMENTE, incorpore a massa líquida as claras em neve com a ajuda de um fouet. Tente desfazer todos os grumos. Adicione as rapas do limão.
 
Em uma assadeira untada e enfarinhada, despeje a massa e leve para assar em forno médio por aproximadamente 40 minutos. Como o tempo pode variar de forno para forno, você saberá que a torta ficou pronta quando ela estiver moreninha em baixo e em cima, e começar estufar a ponto de abrir.
 
Dica: ela fica ótima quando acompanhada de sorvete de creme.
 
Bon Appétit! 
Bisous,

Write a comment