aspargos-frescos
Acompanhamentos, Legumes & Verduras

Um acompanhamento que todos deveriam conhecer : Aspargos Frescos Assados

Do meu ponto de vista, todos deveriam conhecer em especial um acompanhamento: aspargos frescos assados. Isso mesmo, você leu “aspargos”. Calma, estou falando daquele verdinho, fresco, crocante, e que vende em maço na sessão dos legumes. Aposto que quando leu “aspargos”, ficou imaginando aquela coisa medonha que é feita em conserva, servido na maioria dos self-services , sem cor, sem sabor e sem consistência (se você gostar desse tipo de coisa, não te julgo mentira, eu julgo sim). 
 
Eu já torci muito o nariz, no entanto, comecei a mudar de opinião quando vi o muso Jamie Oliver preparar uma receita com aspargos frescos. Achei bem interessante e diferente do que via por aí. A partir daí, comecei a dar bola para eles. Depois que experimentei os aspargos frescos do Ráscal, me rendi completamente.
 
Aspargos frescos são completamente diferentes dos em conserva. Para começar eles têm uma cor linda e realmente apetitosa, depois possuem um sabor bem único e para finalizar, possuem uma textura bem crocante. Já experimentei aspargos frescos em sanduíches, com ovos, em risotos, massas e por aí vai. No entanto, a forma que mais gosto são eles assados com azeite e parmesão ralado. Simples, elegante e prático. Não tem erro!
 
A dica é: nunca duvide do Jamie, nunca.
 
Para 1 maço de aspargos frescos:

  • 1 maço de aspargos frescos
  • Q/n de parmesão ralado (procure não usar o de saquinho)
  • Q/n de azeite de oliva extra-virgem (fico entre o Marquês de Marialva e Borgel)
  • Q/n de pimenta lemon pepper ou pimenta-do-reino
  • Q/n de sal

Pré aqueça o forno à 230º.
 
Lave os arpargos muito bem e deixe escorrendo por um tempo. Corte dois dedos da parte mais durinha do aspargo, no caso, o final dos talos. Reserve.
 
Em uma assadeira, regue o fundo com azeite e disponha os aspargos lado a lado. Coloque mais azeite por cima e espalhe com a ajuda de um pincel para não exagerar na quantidade. Salpique com sal e pimenta lemon pepper. Para finalizar, polvilhe o parmesão.
 
Asse por 10-15 minutos ou até que os aspargos estejam macios. Lembre-se que macio não é igual a molenga. Os aspargos devem continuar crocantes, ok?
 
Sirva imediatamente.
 
Dicas: guarde os finais dos talos para fazer um caldo de legumes caseiro.
Esse é um acompanhamento que vai muito bem com carnes (vermelha, peixe, frango) e até mesmo com churrasco. 
 
¡Update! Vale SUPER a pena trocar o parmesão por queijo de cabra!
 
Bon Appétit!
Bisous,

Write a comment