mug-cake
Bolos

Para um: Mug Cake de Banana, ou simplesmente, Bolo de Caneca de Banana!

Segunda-feira acordou um pouco mais fresca quando comparada ao que estavamos acostumados: o terrível calor senegalês que assolou a cidade de São Paulo. Sem a sensação de sauna 24h por dia, hoje a tarde bateu uma vontade imensa de comer… Bolo. Bolo fofo, sabe? Nada de recheios, coberturas, cremes, mousses e todas aquelas frescuras que já estamos acostumados. Eu queria apenas um bolo e só. O problema é que para matar a vontade comer um pedaço de bolo, teoricamente, eu precisaria fazer um naquele tamanho convencional com todas as parafernalhas ncessárias: batedeira, fouet, forma etc. E claro, utilizar um forno e esperar pelo menos os 40 minutos de praxe. O problema? Paciência zero.

Até que me lembrei do tal Mug Cake, ou simplesmente, bolo de caneca. O negócio é que nunca acreditei em nenhuma receita que li. Fora que conheço pessoas que se arriscaram e no final, ao invés de uma obra de arte, obtiveram um verdadeiro show de horror. Bolo murcho liderando as reclamações, seguido de bolo ressecado pelo microondas. Então, há alguns anos, decidi que o bolo de caneca não era a minha praia. Até hoje a tarde.

Com a vontade lá nas alturas e a preguiça também, eu me rendi ao mug cake e decidi finalmente que iria testar e ver com os meus próprios olhos se dava certo.
Na dispensa: banana nanica e canela. Ou seja, o necessário.
Canecas em mãos, let’s go!

Para um bolo de caneca:

  • 1 banana naninca
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de leite
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo (se for usar o refinado, é melhor diminuir a quantidade)
  • 1/2 colher de chá de fermento
  • Uma pitada de canela

Você pode fazer diretamente na caneca, no entanto, fiz em uma cumbuca para depois despejar na caneca.
Bata o ovo com uma colher de sopa até formar uma massa bem homogênea. Acrescente a banana (que pode ser picada ou amassada) e misture novamente.

Adicione a farinha, o açúcar e a canela. Misture bem para incorporar todos os ingredientes. Por último, acrescente o fermente e mexa suavemente.

Leve a caneca ao microondas por 1 minuto, depois por mais 1 minuto e finalmente por 15 segundos.
Voilá! Lanche da tarde salvo por um mug cake!

Bon Appétit!
Bisous,

Write a comment