brownie-chocolate
Brownies

Para comemorar o Carnaval: Brownies de Chocolate

Hoje eu acordei, como diria a minha mãe, sedenta por um docinho. Antes mesmo do despertador tocar, eu pulei da cama atrás de um pedaço de chocolate! Esse é um hábito que eu carrego comigo há muito tempo. Desde pequena demonstro sinais de ser uma pessoa agitada e um pouco muito ansiosa. Quando eu era mais nova, essa ansiedade se manifestava na hoa do café da manhã, quando eu ia até a cozinha a procura de um chocolate ao invés de um pedaço de pão. Chocolate e uma xícara de leite. Durante a adolescência fazia isso não só de manhã, como também de madrugada. Hoje, já aprendi a controlar de algumas maneiras… Mas nem sempre elas são eficazes.

Quando me encontro nessa situação e quero comer um “doce”, significa que eu quero um chocolate. Não tem jeito! Pode ser ao leite, meio amargo, branco, com amendoin, cookies. Mas tem que ser cho-co-la-te.

Por causa dessa, digamos, ansiedade, minha mãe teve que desenvolver algumas técnicas ao longo dos anos. Técnicas que ela não consegue largar até hoje! O que quero dizer, é que antigamente, para se defender da minha boca nervosa e do meu irmão, ela simplesmente escondia todos os chocolates pela casa! Apesar do esforço, como nós já conhecemos todos os possíveis esconderijos, nunca é muito difícil achar uma barrinha de chocolate.

Hoje, enquanto estava caçando uma barra de chocolate, me dei conta de que queria algo mais e não somente o chocolate puro. Nada de bolos, ganaches e coisas do tipo. Queria algo mais atrativo, diferenciado e com um gosto bem acentuado. A solução que eu achei foi a de fazer: brownies.

Brownies são cremoooosos, doooooces e ainda por cima, possuem um gosto ridiculamente acentuado de chocolate. Ou seja, receita perfeita para a ocasião.

Satisfação foi pouco quando eu dei a primeira mordida!
Vem comigo!
Para uma forma de brownies (12 pedaços grandes):

  • 260g de chocolate (eu usei uma barra ao leite e outra meio-amargo)
  • 200g de manteiga sem sal
  • 3 ovos grandes em temperatura ambiente
  • 150g de açúcar
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de café de café solúvel forte (opcional)
  • 1 xícara de chá de nozes picadas grosseiramente
  • 1 xícara de chá de farinha

Pré aqueça o forno a 180º.
Comece derretendo o chocolate com a manteiga em banho-maria. Assim que derreter, retire do banho-maria para não comprometer a massa.

Adicione o açúcar e mexa com a ajuda de um fouet. É normal a massa ficar granulada, portanto, não se preocupe!

Quebre os ovos, um a um, e mexa bem com o fouet.

Adicone a farinha peneirada aos poucos e misture bem para deixar a massa bem homogênea. Se quiser, pode deixar o fouet de lado e mexer com uma espátula de silicone.

Junte o cacau em pó, o café solúvel e o sal. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes.

Ao final, acrescente as nozes e mexa pela última vez.

Eu forrei um pirex com papel alumínio e espalhei a massa com a ajuda de uma espátula. Se você quiser, pode apenas untar e enfarinhar a forma. Asse por aproximadamente 25 minutos. LEMBRE-SE que o tempo varia de acordo com cada forno. A partir dos 20 minutos, eu aconselho espetar uma faca e ir controlando. O brownie fica com o aspecto “solado” e deve sim ficar molhado/cremoso no meio.

Espere esfriar completamente para desenformar e cortar.
Dica: na hora de servir, esquente um pouco no microondas e adicione uma bola de sorvete de creme.

Bon Appétit!
Bisous,

Write a comment