brownie-limao-siciliano
Brownies

Sem chocolate: Brownie de Limão Siciliano com Coco

Para os que acompanharam toda a epopeia, finalmente minha mãe operou e agora está de repouso em casa. Mesmo que tenha sido uma simples cirurgia para catarata, fico me sentindo na responsabilidade de deixá-la o mais confortável possível. Uma das formas que achei para mimá-la e fazê-la se sentir cuidada, foi assumindo não só o fogão de casa, bem como preparando uns “extras”. E foi assim que surgiu o brownie de limão siciliano com coco.

Apesar de ter feito um brownie de chocolate há pouco tempo atrás, eu sei que ela AMA a consistência desse doce. Na verdade ela é uma draga gosta da consistência de muitas coisas, no entanto, tudo que é cremoso e doce na medida certa, acaba ganhando pontos a mais. Eu tinha comprado um limão siciliano para fazer uma massa, mas aí ela fez aquela cara de “eu não quero comer massa” e meu plano foi por água à baixo. O jeito, era transformá-lo em doce.

Por que não fazer um brownie um pouco diferente do clássico de chocolate? E sem chocolate? É, foi uma ótima ideia! Mas só limão siciliano não parecia tão apetitoso. Tinha que ter algo a mais. Tipo um “plus”, sabem? E lá se foi o coco ralado que estava congelado.

O resultado foi fantástico. Harmonizou PERFEITAMENTE! Nunca pensei que coco com limão siciliano pudesse combinar tão bem. Isso sem falar do cheiro. Meu Deus, que cheiro divino exalou daquele forno enquanto o brownie assava. E na hora que eu tirei e deixei esfriando? Sério, tive que me controlar para não desenformar ele quente mesmo e devorá-lo ali mesmo. Bem mais cheiroso que o de chocolate!

Receita mais que aprovada. Com certeza ganhou um lugar no hall das “queridinhas”.

Quer experimentar? Vem comigo!
Para 14 pedaços (médios):

  • 200g de manteiga sem sal
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 1 1/2 xícara de chá de farinha
  • 1 pitada de sal
  • Raspas de um limão siciliano
  • 1/3 xicara de chá de suco de limão siciliano
  • 1 xícara de chá de coco ralado

Pré-aqueça o forno a 180º.
Em uma panela derreta a manteiga sem queimá-la. Retire do fogo e acrescente o açúcar. Misture bem até formar uma massa granulada e consistente.

 

 

Adicione os ovos um a um e misture com a ajuda de um fouet. A massa ficar com um aspecto espesso, homogêneo e brilhante.

Coloque a pitada de sal junto com metade da farinha e misture bem. Coloque a outra parte e continue misturando até deixar a massa bem homogênea.

Adicione o coco e misture.

Por último, adicione as raspas do limão e o suco. Misture para incorporar bem o suco de limão. Se você quiser um pouco mais forte, coloque mais suco. Mais suave, menos suco. Vá provando de acordo com o seu gosto.

Forre um pirex ou uma outra forma qualquer com papel manteiga, deixando duas alças para fora. Isso ajudará na hora de desenformar.

Bon Appétit!
Bisous,

Write a comment