ovo-frito-gengibre
Acompanhamentos, Grãos & Leguminosas, Oriental, Ovos

Dupla infalível: Ovo Frito com Arroz, Alho Poró e Gengibre Crocante

Eu não sei vocês, mas já perdi a conta de quantas vezes tive que me virar com a dupla “arroz+ovo frito”. Para muitos é, digamos assim, uma tristeza ter que se virar desse jeito. No meu caso, honestamente, é um momento de puro prazer. Aqui em casa, minha mãe e eu, somos bem adeptas dessa prática. Quando a preguiça bate, a pressa é muito ou algo inesperado acontece, é por essa dupla que optamos. Adoro ovo, seja na forma de omelete, mexido, pochê. Mas, de todas as formas, o frito ainda é o meu predileto. Aquela geminha mole escorrendo em cima do arroz é, no mínimo, espetacular. Melhor ainda quando tem um feijão fresquinho e uma couve refogada para acompanhar. Aí sim, é um verdadeiro desbunde.

Dia desses, muito por acaso, estava passeando pelo Food52 atrás de receitinhas e inspirações, quando me deparei com um arrozkovo um pouco mais elaborado. Ovo frito por definição é um prato muito simples, sem nada de firula. Portanto, qualquer espécie de “gourmetização” (ainda mais ultimamente) passa a ser bem duvidosa. Os ingredientes, no entanto, foram bem convidativos: óleo de gergelim, crispy de gengibre e alho poró. Como uma boa apreciadora de arroz com ovo frito, eu senti que PRECISAVA experimentar aquilo para ver se realmente valia a pena. Quem eu chamei para fazer parte do juri? Minha mãe, claro.

O mais curioso da receita é que ela dizia o seguinte: se você tiver restos de arroz cozido, utilize esse ao invés de fazer um novo. Esse foi o ápice. Só pelo fato de utilizar comida amanhecida, respeitei a receita um pouco mais. Gourmetização porcaria nenhuma, o real objetivo era o de evitar o desperdício de forma gostosa e criativa.

O resultado final foi além das minhas expectativas. Adorei e com certeza pretendo repetir. O gengibre deu uma “picância” no ponto certo, além de ter trazido crocância ao prato. O alho poró deixou o prato mais vivo e saboroso, ou seja, deu graça ao tradicional arroz branco. O melhor de tudo, é que mesmo com essa série de inclusões, o ovo frito ainda continuou sendo a estrela principal do prato.

Frigideiras à postos, vem comigo!
Para 4 pessoas:

  • 4 xícaras de chá de arroz cozido
  • 4 ovos
  • 1 talo de alho poró grande
  • 2 dentes grandes de alho amassados
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim (usei o torrado)
  • 1 pedaço de gengibre fresco
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Q/n de óleo vegetal

Comece preparando o alho poró. Lave bem o talo e corte em finas rodelas. Mostrei aquio passo a passo. Reserve.

Descasque o gengibre com a ajuda de uma faca ou de um ralador. Pique em cubinhos pequenos. Reserve.

Em uma frigideira grande, aqueça o suficiente de óleo vegetal para fritar o alho e o gengibre. Mexa com a ajuda de uma escumadeira para o alho e o gengibre não queimarem. Frite até o gengibre adquirir uma cor marrom e aparência crocante. Seque com papel toalha e salpique com um pouco de sal logo em seguida. Reserve.

Em uma outra frigideira, coloque um fio de óleo para refogar as rodelas de alho poró. Refogue até o alho poró ficar macio e levemente crocante. Em fogo baixo, adicione o arroz e misture tudo até ele ficar aquecido. Adicione o óleo de gergelim, acerte o sal e a pimenta do reino. Desligue o fogo e reserve.

Coloque um fio de óleo em uma outra frigideira e frite um ovo de acordo com o seu gosto (gema mole, frito dos dois lados, gema um pouco mais rígida etc).

Para montar o prato, basta colocar o arroz com alho poró na base, dispor o ovo frito por cima e salpicar com a mistura de gengibre com alho. Sirva imediatamente!

Bon Appétit!
Bisous,

Write a comment