DSC_0818
Bolos

Bolo Quatre-Quart com Raspas de Limão Siciliano e Laranja (Bolo Quatro-Quartos)

DSC_0818

Existem receitas que são tão fáceis de memorizar, que acabam sendo imprescindíveis  em certos momentos. Lembro que enquanto cozinhávamos, a minha avó ficava repetindo que uma boa cozinheira tinha que saber as suas receitas de cabeça de cor e salteado para qualquer emergência que pudesse surgir. Infelizmente a minha memória não é tão boa quanto a dela e, até hoje, foram pouquíssimas as receitas que decorei de cabo a rabo. Mas, para mostrar que nem tudo está perdido, aprendi uma que nem precisei olhar o meu caderninho enquanto escrevia este post: Bolo Quatre-Quarts (Bolo Quatro-Quartos).

O Quatre-Quarts é originário da Bretanha, região oeste da França. Apesar de ser próprio de um lugar, a receita se espalhou pelo resto do país porque é muito simples de lembrar. Como o próprio nome já diz, ele leva 4 ingredientes principais e com proporções iguais: farinha, açúcar, manteiga e ovos. Esse bolo lembra muito o inglês Pound Cake, que também segue a mesma lógica dos quatro ingredientes, apenas com a medida diferente (453g).

5655665

Além da simplicidade dos ingredientes e a facilidade do preparo, o que eu gosto nesse bolo é que ele serve para vários tipos de momentos. Você pode preparar um quando bate aquela vontade de comer um bolinho, quando vai receber alguém em casa e não quer pensar muito no preparo, é ótimo para acompanhar cafés de manhã e chás da tarde e assaltos durante a madrugada.

Se você nunca comeu um Quatre-Quarts ou um Pound Cake, é importante saber que a consistência não fica igual a de um bolo fofo. A quantidade de manteiga e farinha deixa a massa pesada, logo, o bolo também. Eu indico ficar de olho na temperatura do forno para que ele não passe do ponto e fique esfarelento, ok? Outra coisa importante é dizer que o sabor dele também é bem neutro, por isso pode ser aromatizado com raspas de frutas cítricas, frutas secas, nozes, cacau etc.

DSC_0847

Para acompanhar o bolo você pode acrescentar geleias, Nutella ou alguma outra cobertura que seja da sua preferência. Mesmo sem nunca ter feito, optei por fazer um chantilly aromatizado com suco de limão siciliano. Por algum motivo, achei que essa combinação podia dar certo. Minha gente, que loucura! Pudera eu ter descoberto isso antes! O bolo ficou ainda mais in-crí-vel. Recomendo!

DSC_0840

Farinha, ovo, açúcar e manteiga à mão, e vem comigo!

Para um bolo:

250g de farinha de trigo

250g de açúcar

250g de manteiga sem sal

4 ovos

Raspas de uma laranja

Raspas de um limão siciliano

1 colher de chá de fermento

Uma pitada de açúcar

Faça o mise en place para não se atrapalhar ao longo do processo.

DSC_0763

Derreta a manteiga completamente e deixe resfriando na geladeira.

DSC_0779

Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e enfarinhe. Reserve.

DSC_0775

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Raspe as cascas da laranja e do limão para obter as raspas. Reserve.

DSC_0783

Junte a farinha, o fermento, o sal e as raspas. Reserve.

DSC_0789

Separe as gemas das claras. Em velocidade média, bata as claras em neve com metade do açúcar. A consistência ficará um pouco mais pesada por conta do açúcar, ok? Além disso, o cor ficara ainda mais acetinada do que o normal. Transfira as claras em neve para outro recipiente e reserve.

DSC_0788 DSC_0793

Bata as gemas com a outra metade do açúcar até formar um creme esbranquiçado.

DSC_0795 DSC_0797

Acrescente a mistura de farinha ao creme de gemas. Aos poucos, adicione também a manteiga refrigerada. Mexa delicadamente.

DSC_0805 DSC_0802

Por último, acrescente as claras e mexa delicadamente até incorporá-las completamente à massa do bolo.

DSC_0808 DSC_0812

Preencha a forma de bolo e leve para assar por 40-50 minutos. O tempo varia de forno para forno, lembre-se disso. Após 40 minutos de cozimento, faça o teste do palito.

DSC_0814

Bon Appétit!

Bisous,

Write a comment