DSC_0203
Docinhos, Sobremesas

Prática para brilhar: Panna Cotta com Pêssegos em Calda

DSC_0203

Descascar, picar, refogar, marinar, lavar. Sem pressa. Definitivamente, o meu cenário ideal. Mas, como eu sou uma pessoa bem realista, eu sei – na prática – que isso nem sempre é possível. Especialmente quando estamos falando em oferecer uma refeição para alguém. Eu estou l-o-n-g-e de ser profissional, portanto, aquela agilidade de quem trabalha com a cozinha diariamente, me falta. Depois de atrasar muitos almoços e jantares, eu aprendi a lição: se eu complico em uma coisa, simplifico em outra. Para descomplicar, nada melhor que uma delicada Panna Cotta com Pêssegos em Calda.

DSC_01882

Uma vez, há quase dois anos, uma ex-chefe disse que eu precisava ser menos vaidosa nos meus trabalhos. Que nem sempre, fosse pelo tempo ou pelo pedido em si, nem todos os detalhes saíriam perfeitos. Que as vezes a gente precisava fazer escolhas pensando no macro. Que eu precisava parar de sofrer por conta de tudo. A verdade é que ela estava certa e, que para a minha própria saúde mental e emocional, era melhor seguir o conselho.

Quando eu faço um almoço, um jantar ou qualquer outra coisa para um ou vários convidados, eu quero que tudo saio perfeito. Como diria a minha avó, nos trinques. Tudo que sai da panela e vai para o prato tem que ter um bom sabor, estar no ponto, ter uma boa aparência. Vamos lá, receber é tratar bem. Mas, como eu disse acima, não sou uma profissional e, por conta disso eu preciso de tempo e planejamento. Na prática isso quer dizer que eu preciso escolher focar sempre em um preparo para realmente me dedicar dar meu sangue, e um para não me embananar. Quando eu escolho o prato principal, é óbvio que o facilitador vira a sobremesa.

DSC_0204

Panna Cotta é o que eu chamo de, desculpem a sinceridade, zona de conforto. É fácil de preparar e no final sempre impressiona. O sabor é uma delícia, a apresentação ajuda muito e o preparo, bom, esse eu nem preciso comentar! Normalmente as pessoas servem com calda de frutas vermelhas, mas eu decidi mudar por querer algo com mais frescor. Escolhi pêssegos em calda, mas também fica ótima com pedacinhos de manga. Como eu gosto da consistência mais firme e menos macia, opto por não acrescentar o leite. Mas, se você gostar dessa textura, acrescente que fará uma diferença considerável. Vai por mim, essa sobremesa é uma daquelas que você usa para brilhar!

DSC_0182

Não quer complicação? Então vem comigo!

Para 6 porções:

  • 500ml de creme de leite fresco
  • 150g de açúcar
  • 1 fava de baunilha OU 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 90g de gelatina incolor (1 sachê)
  • 5 colheres de sopa de água
  • 1 lata de pêssegos em calda
  • OPCIONAL* ½ xícara de chá de leite integral

Corte a fava de baunilha ao meio e, com as costas de uma faca ou com uma colher, raspe o interior retirando todo o pólen. Reserve e também mantenha a fava “oca”.

DSC_0097

Em uma panela, com um fouet, misture o creme de leite, o açúcar, o pólen de baunilha e as favas. Se você quiser colocar leite, faça-o nesa etapa. Aqueça até ferver e desligue logo em seguida.

DSC_0101

Aqueça a água no microondas e dissolva a gelatina incolor. Em seguida, junte a gelatina dissolvida ao creme aquecido. Mexa vigorosamente com um fouet para dissolver toda a gelatina e, consequentemente, incorporá-la bem ao líquido.

DSC_0108

DSC_0112

Coe o líquido para separar possíveis gruminhos de gelatina que não se dissolveram. Com a ajuda de uma concha, distribua o líquido nos recipientes que você separou (copo, ramequins, taça etc). Leve a geladeira por 2h ou até endurecer.

DSC_0113

DSC_0116

Enquanto isso, pique os pêssegos em pedacinhos e reserve. Quando a panna cotta estiver firme, cubra cada uma delas com duas colheres de sopa dos pêssegos picados.

DSC_0104

Dica: sirva a panna cotta sempre gelada.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

1 Comments

  • Acostumbro cada mediodia buscar posts para pasar un buen momento leyendo y de esta forma me he tropezado vuetro post. La verdad me ha gustado el post y pienso volver para seguir pasando buenos ratos.
    Saludos

    proyecto spa http://www.itecon.es/es/proyectos-spa-wellness.html

Write a comment