DSC_0780
Peixe & Frutos do Mar, Risotos

Para celebrar: Risoto de Lagostim com Crispy de Legumes

DSC_0760

Se não bastassem as crises existenciais e os questionamentos que tenho de tempos em tempos, eu também trabalho em uma agência de publicidade. E aonde que esses pontos se relacionam? No fato de que as vezes, levar a vida com leveza e tranquilidade simplesmente não é fácil. Horários anormais, correria, estresse, tom de urgência. Não que eu não goste, porque eu gosto – e muito! Mas, as vezes, fica difícil de equilibrar com o todo. Por isso que, depois de um breve sumiço, eu voltei. Voltei recarregada e pronta para novas receitas. Para brindar o novo ciclo, hoje vamos de: Risoto de Lagostim com Crispy de Legumes.

DSC_0758

Eu fiquei um pouco instável nos últimos tempos surtei porque não estava dando conta de tudo. Quando dei por mim, eu tinha assumido o papel de polvo. Ou seja, o de querer abaçar tudo e todos. O ponto é que eu não tenho oito braços e sim, dois. Logo, missão impossível! Resumo da ópera: quis fazer tudo bem feito e no fim, as coisas estavam saindo abaixo do meu esperado. Mais uma vez, abri mão do blog para colocar a vida nos eixos novamente. Resolvi tudo e, adivinhem, me dei férias! Voltei de viagem recarregada, com ideias novas e alguns livros de receitas embaixo do braço. Para comemorar a sensação de alívio que senti novamente, resolvi voltar para as panelas.

DSC_0766

Mas, essa volta tinha que ser, digamos assim, triunfante. Sem desmerecer a receita de carne louca que eu quero colocar aqui, queria algo que tivesse mais pompa. Queria fazer um prato que fosse digno de uma volta decente depois de meses sem postar. Escolhi uma das coisas que mais gosto de comer: lagostim. Como não tenho grelha em casa, fui de risoto mesmo. E querem saber? Foi uma das poucas vezes que comi algo meu e disse – sem nenhuma autocrítica – que estava FODA. É. Sem riscar as palavras. Acertei em cheio PRA VALER!

DSC_0780

Lagostim é uma carne extremamente delicada. Do meu ponto de vista, chega a ser mais delicada e macia que a carne da lagosta. Falando de sabor, ela é levemente adocicada e menos intensa que a lagosta. Por isso, brinco que o seu preparo deve ser bem cuidadoso! Fiz uma marinada que um amigo inventou na casa dele e um jantar que fizemos. Um “gole” de vinho branco com tomilho limão, deu um frescor interessante à carne.

DSC_07682

Fiquei bem orgulhosa do resultado final. Digo isso porque sinto que consegui fazer um prato bem equilibrado: tinha a cremosidade do risoto e do queijo mascarpone, a delicadeza impactante do lagostim e o crocante do crispy de legumes.

DSC_0772

Erga sua taça para um brinde! Mas, não se esqueça de ficar de olho na panelas! Vem comigo!

Para 4 pessoas:

  • 600g de lagostim limpo (sem a casca, apenas a carne)
  • 1 talo de alho poró
  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo
  • 1,2L de caldo de legumes
  • ½ cebola
  • 2 colheres de sopa de queijo mascarpone (se não tiver, use cream cheese)
  • 2 colheres de sobremesa de manteiga com sal
  • ½  xícara de vinho branco seco + ¾ xícara de chá vinho branco seco
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Q/N de azeite
  • Suco de meio limão grande
  • Raspas de limão
  • 3 ramos de tomilho limão
  • Q/N de salsinha
  • Q/N de sal
  • Q/N pimenta do reino
  • Q/N de óleo vegetal

 

Comece preparando o lagostim. Separe 4 lagostins inteiros para a finalização do prato e corte em três ou quatro pedaços os demais filézinhos.

DSC_0729

DSC_0733

Em seguida, prepare a marinada. Em um bowl, junte aos pedaços e aos lagostins inteiros o suco de limão, as raspas, as folhas dos ramos de tomilho limão, os ¾ de vinho branco seco, uma colher de chá azeite, uma pitada de sal e pimenta do reino. Misture bem, tampe e deixe na geladeira marinando por 20 minutos.

DSC_0737

Enquanto a carne apura o sabor da marinada, siga para o preparo do risoto. Corte em brunoise a cebola (em cubinhos), e em finas rodelas o alho poró já limpo – mostrei aqui como se limpa. Quando estiver cortando o alho, pegue uma camada dele e corte em julienne (tiras) para fazer o crispy. Se quiser, pode fazer de cenoura também. Pique a salsinha bem miúdinha. Reserve.

DSC_0711

DSC_0717

DSC_0721

DSC_0724

DSC_0702

Em um potinho, misture as tiras de alho poró com a farinha de trigo. Reserve.

DSC_0748

Em uma panela, esquente o caldo de legumes e deixe reservado em fogo baixo.

Na panela em que você vai preparar o risoto, prepare antes os lagostins. Dessa forma, deixaremos uma crosta no fundo da panela que dará mais sabor ao risoto. Esquente a panela e, quando ela estiver quente, junte uma colher de chá de azeite. Em seguida, refogue os pedaços de lagostim que ficaram marinando EXCETO os lagostins que ficaram inteiros. CUIDADO! A carne do lagostim é muito mais delicado que a do camarão, portanto preste muita atenção para deixar ela passar do ponto. A carne deve ficar macia e com uma crostinha, mas ainda assim, MACIA. Reserve.

DSC_0745

Na mesma panela, derreta uma colher de manteiga e refogue a cebola até ela amolecer e ficar transparente. Em seguida, refogue o alho poró até ele murchar e ficar macio. Cuidado para não passar do ponto e cozinhar ele demais, ok?

DSC_0741

DSC_0753

Acrescente o arroz e refogue por mais 3 minutos. Adicione o vinho e espere evaporar, sempre misturando. Aos poucos, vá adicionando concha por concha do caldo no arroz para cozinhar os grãos. Quando a água secar, adicione mais uma concha. E assim continue, sempre mexendo, até os grãos cozinharem e ficarem al dente. Quando o ponto estiver correto, desligue o fogo.

DSC_0754

Acrescente os lagostins e o mascarpone, e misture. Finalize com a manteiga.

DSC_0757

Em paralelo, esquente o óleo vegetal em uma frigideira e quando ele estiver quente frite as tiras de legumes até elas ficarem douradas. Retire do óleo, seque com papel toalha e reserve.

Em uma outra frigideira, esquente uma pequena porção de azeite e grelhe os lagostins inteiros que você reservou no começo do preparo. Certifique-se de deixar ambos os lados com uma coloração bonita. Novamente, CUIDADO para não passar do ponto.

Para fazer a montagem, coloque o risoto no prato, disponha um lagostim por cima, um punhado do crispy de legumes por cima do lagostim e finalize com a salsinha picada.

Dica: sirva com um vinho branco seco ou um rosé bem delicado, gelado.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Write a comment