DSC_1271
Massas, Peixe & Frutos do Mar

Simplicidade surpreendente: Salmão Assado com Ervas e Pimenta Rosa com Pasta Al Limone

DSC_1268

Há alguns anos eu bato – e insisto – na mesma tecla constantemente: menos, é mais. Gosto de expandir esse “mantra” para vários campos da minha vida, incluindo a culinária. Veja bem, isso não anula o fato de um preparo mais sofisticado ou difícil! O meu ponto é quebrar a falsa ideia que muitas pessoas ainda tem em relação à cozinha: no caso que para um prato ser muito bom, ele precisa ser complicado. Mentira, minha gente! Não precisamos de muito para fazer um prato especial e memorável, acreditem! Para provar, hoje trago uma receitinha que define perfeitamente o brilhantismo da simplicidade: Salmão Assado com Ervas e Pimenta Rosa com Spaghetti Al Limone.

Há algumas semanas, meu namorado e eu fomos jantar na casa de um casal de amigos. Essa nossa amiga cozinha maravilhosamente bem! Conheço os dois há quase quatro anos e, durante esse período, nunca houve um jantar “ok” ou “apenas bom”. Sempre foi in-crí-vel. É até chato porque os comentários durante as refeições são sempre os mesmo, a única coisa que muda são os adjetivos que eu uso: incrível, maravilhoso, delícia, fantástico, sensacional e por aí vai. O ponto é que as vezes ela faz algo que tem um preparo daqueles, mas também opta pela simplicidade encantando todos que estão à mesa com ideias ou sacadas muito bem pensadas.

DSC_1269

Enfim, para esse jantar que foi marcado meio em cima da hora, aparecemos com um filé de salmão e só. Nenhum de nós quatro tínhamos pensado no restante. Ela parou, pensou e começou a elaborar o raciocínio definindo o tipo de preparo, que foi assado. Depois olhou os armários, começou a fuçar na geladeira e escolheu o que iria colocar: sal, pimenta do reino, ervas frescas, azeite, raspas e suco de um limão. Para finalizar e dar o toque especial, pimenta rosa. Forno. Para acompanhar, um spaghetti al limone. Sem molho, sem frescuras, sem nenhuma elaboração especial.

DSC_1287

Querem saber? Foi um dos melhores filés de salmão que eu já comi. Estava no ponto, perfumado e equilibrado. O sal, usado com parcimônia, ressaltou o sabor do peixe mas deixou que as ervas utilizadas sobressaíssem. Um tempero não anulou o outro, fazendo com que todos eles aparecessem em determinados momentos. O spaghetti, não teve erro. A acidez casou perfeitamente com os demais componentes do prato. Resumindo: tive que reproduzir em casa para por aqui!

DSC_1276

Separe um bom filé de salmão e vem comigo!

Para duas pessoas:

  • 1 filé de salmão (aproximadamente 350/400g)
  • 1 limão tahiti (verde)
  • 1 limão siciliano
  • 5 ramos de tomilho limão fresco
  • 4 folhas de louro fresco
  • Q/N de pimenta rosa
  • Q/N de sal
  • Q/N de pimenta do reino
  • Q/N de azeite
  • 230g de massa seca
  • Q/N de água para cozinhar a massa

Pré-aqueça o forno à 200º.

Comece pelo salmão. Forre uma assadeira com papel alumínio e disponha os filés com a pele para baixo. Tempere-os com sal e pimenta do reino moída na hora.

DSC_1257

Regue com o suco do limão tahiti  – se ele estiver muito grande, use apenas metade, e espalhe as raspas do mesmo por cima.

DSC_1260

Em seguida, desfolhe os ramos do tomilho limão e espalhe por cima dos filés. Acrescente as folhas de louro e os grãos de pimenta rosa. Por último, regue com um fio de azeite. Cubra com papel alumínio, e asse por 20 minutos – se quiser um salmão ainda mais macio, asse por apenas 15 minutos.

DSC_1264

Enquanto o salmão assa, prepare a massa. Ferva a água, adicione um fio de azeite e salgue a água. Cozinhe a massa conforme as instruções. Quanto ela estiver al dente, desligue e escorra. Em seguida, volte a massa para a panela, acrescente as rapas e o suco do limão siciliano. Sirva a massa acompanhada do filé.

DSC_1266

Dica: harmonize o prato com um vinho branco mais encorpado.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Write a comment