DSC_0026
Acompanhamentos, Legumes & Verduras, Peixe & Frutos do Mar

Vapt-Vupt: Peixe Assado em Crosta de Pão e Parmesão com Purê de Ervilhas

DSC_00062

De dia de semana é difícil pensar em pratos elaborados, fato. Além do trabalho que me segura até tarde, tem o fator cansaço que contribui para qualquer coisa que precise de mais atenção. Mas, verdade seja dita, que isso não é motivo para comer mal. Na realidade, eu gosto de enxergar esse tipo de situação como algo positivo: ao invés de ficar na salada com grelhado sempre, por quê não descobrir novas receitinhas do melhor estilo vapt-vupt? Partindo desse olhar, hoje vamos de Peixe Assado em Crosta de Pão e Parmesão com Purê de Ervilhas.

DSC_0010

Semana passada meus pais foram viajar e eu fiquei por aqui tocando o terror. Como eu trabalho até tarde na maioria dos dias, estava escolhendo pratos bem simples para não me complicar tarde da noite. Tinha dia que eu tirava uma sopa do congelador e incrementava com alguma coisinha quando chegava em casa, no outro ia de grelhado com salada e por aí vai. Um dia me deu vontade de comer peixe. Mas não aquele peixinho básico grelhado com salada! Queria comer algo quente, gostoso. E claro, que fosse prático!

DSC_0016

Sempre tive vontade de fazer peixe em crosta de alguma coisa. Parece besteira, mas o “em crosta de” me desperta a sensação de algo bem gostoso. Olhei para o meu armário para ver o que podia ser feito. Não tinha pistache suficiente para triturar e a castanha de cajpu, honestamente, não me convenceu. Fui atrás de algum pão velho para fazer farinha de rosca e não achei. Mas, achei torradas. E, veja bem, torrada nada mais é do que um pão tostado. Malaca, caros.

DSC_0039

Fiz uma espécie de farinha de rosca com as torradas, queijo parmesão, salsa seca (salsinha com cebola e alho desidratados) e azeite. Triturei tudo no mixer até formar um farofa úmida. Depois, foi só temperar o filé de peixe com limão, sal e pimenta do reino. Cobri o filé com essa farofa, levei ao forno e, acreditem se quiser, em 15 minutos estava pronto! A crosta ficou bem douradinha, crocante e o peixe molhadinho. Ficou incrível! Modéstia à parte, acho que quebrei o meu recorde de fazer um prato simples e incrível ao mesmo tempo! O purê então, não preciso nem dizer. Foi só bater tudo no mesmo mixer – já limpo, e temperar na panela. Com certeza, teremos repeteco. Com outras crostas e provavelmente outros tipos de purê, mas tudo do mesmo jeitinho!

DSC_0033

Separe um bom mixer e vem comigo!

Para 2 pessoas:

Para o peixe:

  • 2 filés de peixe (usei Saint-Peter)
  • 1 limão + raspas
  • 5 torradas
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão (preferência pelo fresco)
  • 1 colher de chá de salsa desidratada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Q/N de manteiga
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Para o purê:

  • 300g de ervilhas congeladas (um pacotinho)
  • ½ cebola picada
  • 2 colheres de chá de manteiga
  • ¼ xícara de chá de água quente
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Comece pelo peixe. Tempere com limão, sal e pimenta do reino os filés de peixe já limpos. Reserve.

DSC_1327

Em um mixer (se não tiver, use o liquidificador), triture as torradas, o parmesão ralado, a salsa seca e o azeite até formar uma farofa úmida. Ao final, acrescente as raspas de um limão. Misture e reserve.

DSC_1314

DSC_1320

Pré-aqueça o forno à 180º. Unte uma assadeira antiaderente com manteiga, disponha os filés de peixe e cubra com a farofa. Pressione com os dedos para “grudar” a farofa no peixe. Leve ao forno, sem papel alumínio, por 15 minutos ou até a casca dourar.

DSC_1331

Enquanto o peixe asse, passe para o purê de ervilhas. Em uma frigideira, derreta uma colher de chá de manteiga. Refogue a cebola até ela murchar e, em seguida, acrescente as ervilhas. Refogue por alguns minutos até as ervilhas ficarem cozidas (algo em torno de 3-5 minutos).

DSC_1373

DSC_1377

Em seguida, leve a ervilha refogada ainda quente ao mixer. Acrescente a água quente e triture até formar uma pasta. Eu, particularmente, gosto de deixar pedacinhos no purê. Se vocês gostar de purê liso, bata bem!

DSC_1380

Volte o purê para a frigideira, finalize com mais uma colher de chá de manteiga e acerte o sal e a pimenta do reino.

DSC_1383

Sirva o peixe acompanhado do purê.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Write a comment