DSC_0570
Entradas & Petiscos, Molhos, Pastas & Cremes

Para impressionar durante um aperitivo: Pasta de Ricota com Mel Trufado e Trufa

DSC_06002

Não é só de grandes jantares e receitas “trabalhosas” que nós vivemos. Pelo contrário! É essencial ter na manga receitinhas práticas para momentos descontraídos. O segredo está em utilizar um ou outro elemento para transformar o comum em diferente. Já contei por aqui em algum post do passado como o meu pai ama fazer aperitivos, certo? Esse último Dia dos Pais eu decidi inovar: comecei a comemoração um dia antes com um aperitivo daqueles. Para abrir essa “sessão” que terá três receitinhas, vou começar por uma pasta super fácil de fazer e ótima para impressionar convidados: Pasta de Ricota com Mel Trufado e Trufa Laminada.

DSC_0569

Aqui em casa, há anos nos tornamos adeptos da pasta de ricota. Isso significa que paramos de consumir manteiga e requeijão? Não, de jeito nenhum! A pasta serve para um consumo mais contínuo já que ela é bem leve e pouco calórica. Além disso, para alguns pratos que pedem cremosidade creme de leite, o creme de ricota acaba sendo um ótimo substituto! Enfim, quando recebo amigos em casa, sempre tem essa pasta na mesa para acompanhar pãezinhos e frios.

Agora, quando quero impressionar para valer, eu dou uma turbinada nela: acrescento mel trufado e ralo uma trufinha em conserva por cima para potencializar ainda mais o sabor. Honestamente, até hoje eu não conheci uma pessoa que não tenha gostado dessa combinação. Eu sou suspeita para falar porque sou fã da mistura salgado+doce. A pasta de ricota não é muito salgada, então o sabor do mel e o trufado sobressaem bastante.

DSC_0579

Para essa receita em especial, usei um mel que eu comprei em Curaçao. Eu trouxe dois potinhos e, como esse era o último, estava esperando o “momento perfeito” para abrir. Usar para um aperitivo de Dia dos Pais não podia ser mais especial <3. Mas, não é porque eu usei um mel de Curaçao que você também precisa usar. Se você mora em São Paulo, encontra tanto o mel quanto as trufas em conservas, na Zona Cerealista, empórios (Sta. Maria e Sta.Luzia) e supermercados (Varanda). Se você mora em São Paulo e tem preguiça em outro estado, pode comprar online. Indico a Tartuferia San Paolo, a La Tartuferia e a MBee para fazer as compras!

Ah! Para servir essa pasta de ricota com mel trufado e trufas, gosto de colocar pão sueco como acompanhamento. Se você não for fã do sabor do pão sueco, pode colocar aquelas torradinhas tradicionais. A única coisa que eu não recomendo, é servir com torradas temperadas. Como essa pasta tem um sabor único e delicado, qualquer tempero pode atrapalhar um pouco.

DSC_0593

Ricota em mãos, e vem comigo!

Para 150g de pasta (serve aproximadamente 4 pessoas):

  • 150g de ricota fresca (de preferência, escolha uma que seja cremosa)
  • ¼ xícara de chá de leite morno (se não ficar cremosa, talvez precise de mais leite)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 ½ colher de sopa de mel trufado
  • 1 trufa em conserva
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Corte a ricota em pedaços e, com a ajuda de um garfo, amasse-a bem. Dessa forma, fica mais fácil para transformar em pasta do que com ela em cubos.

DSC_0515

Coloque a ricota amassada no mixer (se não tiver, pode colocar no liquidificador), acrescente o leite morno e bata até formar uma pasta.

DSC_0521

Finalize acrescentando o azeite, o sal e a pimenta. Eu, particularmente, não gosto de deixar a pasta muito salgada. Mas, isso é uma questão de gosto.

DSC_0523

Na hora de servir, cubra a pasta com o mel trufado e a trufa ralada finamente.

Dica: eu costumo transformar uma peça inteira de ricota (500g) em pasta para comer ao longo da semana. É muito mais prático!

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Write a comment