DSC_0622
Entradas & Petiscos, Legumes & Verduras

Aperitivo vegetariano: Cogumelos Salteados no Azeite com Rúcula Baby

DSC_0609

Dando continuidade às receitinhas que eu preparei no aperitivo de Dia dos Pais, hoje eu trago outro preparo que é moleza para agradar os que não comem carne. Como eu também já expliquei por aqui, minha mãe é vegetariana. Logo, em meio aos frios e possíveis pratos com carne, eu tenho que me preocupar também com coisas que não levem carne no preparo para que ela possa aproveitar tanto quanto os demais. Como eu sei que ela adora cogumelo, tenho uma receita que é super fácil de prática de fazer. A tradicional carta na manga, minha gente. Para os vegetarianos de plantão, a receita mais fácil do mundo: Cogumelos Salteados no Azeite com Rúcula Baby.

DSC_0620

Toda vez que eu estou sem ideia de petisco vegetariano ou com muito pouco tempo, procuro fazer aquele prato que eu tenho certeza que não vai me tomar tempo. Além disso, outra coisa que eu gosto dessa receita, é que os ingredientes são facílimos de encontrar! Em qualquer supermercado, mercadinho de bairro, feira ou hortifruti, você encontra o que precisa – no caso, as ervas, os cogumelos e a rúcula. É moleza do início ao fim. Até por que, ao meu ver, aperitivo é para ser prático. Certo?

Outro ponto super positivo dessa receita é que como existem uma infinidade de cogumelos, você pode optar por um tipo diferente a cada receita, anto pela vontade bem como pelo preço! Se o Paris está mais barato que o Portobello, vá de Paris. Se o Shitake está mais bonito que o Shimeji, já sabe o que fazer, né? Não encontrou rúcula baby? Fique tranquilo e vá de agrião. Simples, descomplicado e super saboroso.

DSC_0613

Para essa receitinha de hoje, eu usei dois tipos de cogumelo: o Portobello e o Shitake. Além disso, também usei rúcula baby para dar frescor (e cor!). Para temperar e perfumar os cogumelos, eu usei louro seco, tomilho limão fresco e alho. Para salgar, dessa vez usei flor de sal. Mas, se não tiver em casa, use o sal refinado comum! Só não salgue excessivamente ao ponto de tirar todo o sabor natural dos cogumelos. Use também um bom azeite para saltear! Você pode até achar que não, mas azeite boa qualidade faz toda a diferença no resultado final.

DSC_0619

Frigideira esquentando, e vem comigo!

Para um prato de cogumelos:

  • 150g de cogumelo Shitake (uma bandeja)
  • 200g de cogumelo Portobello (uma bandeja)
  • ½ maço de rúcula baby
  • 2 dentes de alho
  • 3 folhas de louro
  • 4 ramos de tomilho limão
  • Flor de sal a gosto (ou sal comum, rosa etc.)
  • Azeite de oliva extra-virgem a gosto

Procure comprar cogumelos que já venham higienizados. Se você não achar, limpe os cogumelos com um papel toalha úmido, ok? NÃO coloque os cogumelos embaixo da água para que eles não absorvam líquido! Retire os cabinhos e corte os cogumelos em fatias.

DSC_0530

Em água corrente, lave bem a rúcula e reserve.

DSC_0538

Descasque os dentes de alho e fatia em julienne finamente. Reserve.

DSC_0534

Em uma frigideira funda e quente e em fogo médio, coloque um fio de azeite bem generoso e refogue o alho com as folhas de louro e o tomilho limão. Você pode desfolhar os ramos de tomilho ou colocá-los inteiros. Isso vai do seu gosto.

DSC_0553

Em seguida, acrescente o cogumelos fatiados. Refogue os cogumelos até eles murcharem. É importante não soltar muita água. Quando o cogumelo estiver cozido, desligue o fogo e acerte o sal.

DSC_0556

DSC_0560

Disponha os cogumelos em um prato, faça um “buraco” no meio e preencha com a rúcula previamente lavada.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Write a comment