DSC_06372
Entradas & Petiscos, Peixe & Frutos do Mar

Um aperitivo para fazer de olhos fechados: Salmão Defumado com Raspas de Limão Siciliano e Vinagrete de Cebola Roxa

DSC_0675

Começo esse post dizendo que estou com vergonha. Vergonha porque isso é mais uma dica do que propriamente uma receita! O motivo pelo qual estou trazendo essa receitinha aqui no blog, é porque ela sempre tem saída aqui em casa. Sempre. Ela é fácil, serve como uma “terceira entradinha” que os convidados adoram e que não leva nem cinco minutos para fazer. Sabe quando você sente que só duas coisas não são suficientes, mas também sabe que não pode perder muito tempo? Então, é para a receita de hoje que você tem que correr: Salmão Defumado com Raspas de Limão Siciliano e Vinagrete de Cebola Roxa.

DSC_05412

Descobri o salmão defumado há anos, quando visitei meu irmão pela primeira vez. Estávamos andando pelas ruas de Paris quando bateu aquela fominha. Assim como todo francês, saímos a procura de um sanduíche para comermos enquanto caminhávamos. Ele, que já tinha se habituado, colocou em minhas mãos uma baguete recheada com salmão defumado e uma pasta. Achei super esquisito! Onde já se viu comer salmão cru que não fosse na comida japonesa ou no ceviche peruano? Comi e gostei. Depois, entendi que salmão defumado era uma maravilha e, diferente do que eu imaginava, comum. Desde então, passei a consumir salmão dessa forma.

DSC_0638

Pois bem, se a entrada de Cogumelos Salteados com Rúcula Baby é uma carta na manga, essa entrada com salmão defumado é um truque de mestre: fácil e impressionante. Na verdade, não tem absolutamente nada para fazer com o salmão a não ser cortá-lo. O segredinho dessa receita, está no molho a base de cebola roxa. No caso, uma vinagrete bem simples.

DSC_0647

Para esse molho, eu evito usar a tradicional cebola amarela. Insisto na roxa porque o sabor que ela tem é mais adocicado e, portanto, melhor de ser consumida crua. Além disso, aqui está fora de questão escolher um azeite que não seja de excelente qualidade! Por último, uso também  limão siciliano por achá-lo menos azedo que os demais. O objetivo é balancear todos os sabores ao invés de mascarar um ou outro. Quer ver como eu faço isso?

DSC_0659

Cinco minutos no cronômetro e vem comigo!

Para um prato de salmão defumado:

  • 200g de salmão defumado (duas bandejas)
  • ½ cebola roxa
  • 1 limão siciliano (suco + raspas)
  • ½ xícara de chá de azeite
  • ¼ xícara de chá de água
  • 1 ramo de tomilho limão
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino à gosto (opcional)

Descongele o salmão defumado – o processo leva em torno de 15 minutos, retire das bandejas e corte cada fatia pela metade. Se a carne escura te incomodar, retire ela com a faca – mas, saiba que não tem necessidade de fazer isso.

Descasque a cebola roxa, parte na metade e corte finamente em julienne (tiras). Se você não se sentir confortável em fazer isso com a faca, usei um mandolim para fazer isso.

DSC_0544

Em um bowl, “desfolhe” as cebolas cortadas em meia lua. Acrescente metade das rapas do limão, o azeite, o tomilho e o suco do limão. Misture bem. Acerte o sal e a pimenta, e leve à geladeira por 15 minutos.

DSC_0547

Em um prato, disponha as fatias de salmão deixando espaço para colocar uma molheira no centro com o molho que está na geladeira. Finalize salpicando as fatias de salmão defumado com a outra metade das raspas.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Write a comment