DSC_0720
Massas

Ser feliz com pouco é: Fettuccine com Fonduta de Pecorino Trufado e Trufas

DSC_0742

Que eu amo comer, todo mundo já sabe. Que eu amo trufas, também. Quando o assunto é comer queijo, nem se fala! Há alguns posts atrás, eu comentei sobre uma encomenda que a minha prima trouxe, certo? Das mil coisas que eu pedi, ela também me trouxe um pedaço de um pecorino trufado maravilhoso! Para deixar todo o sabor do pecorino e das trufas brilharem sozinhos, escolhi um prato em que eles se destacassem sem brigar com nenhum outro ingrediente. Aproveitando o dolce far niente, hoje vamos de: Fettuccine com Fonduta de Queijo Pecorino Trufado e Trufas.

DSC_0705

Conheci o pecorino trufado em… Portugal! Estava comprando um pedaço de queijo de cabra quando vi um pecorino diferente. Quando descobri que ele era trufado, quase caí para trás! Boba, comi um pedaço por lá e me arrependi loucamente de não ter colocado um pedaço na mala. Quando minha prima disse que vinha, tinha que encomendar.

DSC_0734

O pecorino é um queijo feito a base de leite de ovelha, o que torna o seu sabor bem suave. Eu gosto muito de cozinhar com pecorino, mas sempre presto atenção para que ele não suma em meio aos ingredientes de um determinado prato. Como esse em específico continha trufas, na hora de fazer esse prato eu não podia ousar muito por conta dos sabores delicados.

Então, comecei pelo molho: uma fonduta feita exclusivamente com o queijo trufado. Simples e delicioso! A fonduta é um molho a base de queijos proveniente da Itália. Não existe uma única receita e muito menos um único queijo para o uso: cada região tem o sei jeito e o seu queijo específico. Para quem nunca fez uma fonduta, a dica é utilizar um queijo que derreta bem e seja fácil de incorporar ao líquido (leite). Além disso, a fonduta deve ser preparada em fogo bem baixinho. A textura varia conforme a quantidade de queijo: quanto mais queijo, mais grossa ela fica. E, quando a fonduta fica grossa demais, acho que vale utilizar um mixer para deixá-la bem sedosa e lisinha.

DSC_0730

E, para marcar o sabor das trufas, ralei um trufa em conserva por cima. Honestamente, a trufa acaba sendo um bônus na receita. Sem ela, o prato continua deliciosamente incrível. De verdade, ela não é fundamental. Um bom pedaço de pecorino e uma boa massa seca, são suficientes para fazer qualquer pessoa feliz.

DSC_0752

Garfo e colher em mãos, e vem comigo!

Para duas pessoas:
200g de fettuccine (ou qualquer massa longa)
1 xícara de chá de leite (+ se houver necessidade)
1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
80g de queijo pecorino trufado
Q/N de trufas
Noz-moscada a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Q/N de água para cozinhar a massa

 

Esquente água com sal e cozinhe a massa seca segundo as instruções da embalagem.

Em seguida, pique ou rale o queijo pecorino.

DSC_0708

Passe para a fonduta. Em uma panela, em fogo baixíssimo, misture o leite, o creme de leite o queijo pecorino picado ou ralado. Com um fouet, mexa sem parar até o queijo derreter completamente e formar um creme bem homogêneo.

DSC_0715

Quando o creme estiver pronto, retire do fogo, rale um pouco de noz moscada, acerte o sal e a pimenta do reino.

DSC_0717

Misture a fonduta ao macarrão e finalize ralando uma trufinha por cima.

Bon Appétit!

Bisous,
Mariana Muller

Write a comment