dsc_0130
Carne de Porco, Entradas & Petiscos, Saladas

Entrada que vira salada, e vice-versa: Salada de Melão com Presunto Cru, Hortelã e Redução de Aceto Balsâmico

dsc_0119

Uma das coisas que mais em encanta na cozinha é como uma simples combinação pode resultar em algo simplesmente espetacular. Arroz e feijão, queijo com goiabada, tomate com manjericão. As combinações são infinitas! Hoje eu trago uma das combinações mais incríveis que já provei (e uma das que eu mais amo). Leve, refrescante e equilibrada como deve ser: Salada de Melão com Presunto Crú, Hortelã e Redução de Aceto Balsâmico.

dsc_0116

Além da combinação ser incrível, a apresentação e a proposta desse prato também é versátil. Esse é um daqueles pratos que você pode servir como salada ou simplesmente como um entrada para apreciar com amigos. Em dias de calor, ele cai maravilhosamente bem! Tem o frescor da fruta, o salgado do presunto crú, o ácido da redução de balsâmico e o toque especial das folhas de hortelã. Tirando os mais complicados frescos, dificilmente esse prato não agrada.

A receita é tão fácil que é possível fazer de olhos fechados! Apesar da facilidade, é importante prestar atenção em alguns detalhes. O melão, por exemplo, precisa estar bem maduro. Caso contrário, a doçura que o prato pede será inexistente e, consequentemente, comprometerá o resultado. Cuidado para não amadurecer demais e ficar passado, ok? Quanto as folhas de hortelã, elas também precisam estar frescas e bem verdinhas.

dsc_0122

Em relação ao presunto crú, aconselho que você escolha uma de excelente qualidade. Pense que – tirando a redução e as folhas de hortelã que são complementos – o presunto representa metade do seu prato. Ou seja, se escolher um que não seja tão bom assim, pode ter certeza que o impacto será forte. Para essa receita em especial, eu usei o prosciutto de Parma que a minha prima trouxe da Itália. O sabor do prosciutto é bem delicado! O porco recebe uma dieta à base de grãos e soro do queijo Parmegiano Reggiano para garantir uma carne macia e saborosa. Esse foi de longe um dos melhores prosciuttos que eu já provei. Mas, como eu sei que prosciutto de Parma não cai do céu, aconselho comprar um jamón tipo serrano que é mais fácil de encontrar em supermercados e empórios.

dsc_0126

Essa receita é tão fácil que eu considero como um coringa para dias de correria ou pura preguiça. Não são ingredientes complicados de encontrar, e você prepara tudo em no máximo 30 minutos. Prática, simples e incrivelmente surpreendente.

Coloque uma garrafa para gelar, e vem comigo!

Para 1 pessoa OU um prato de entrada:

  • 3 fatias médias de melão do tipo Orange (se não encontrar, use o comum Amarelo)
  • 3 fatias grandes de prosciutto de Parma
  • 1 xícara de chá de aceto balsâmico
  • 1 colher de sopa cheia de açúcar mascavo ou orgânico
  • Q/N de folhas de hortelã

Comece pela redução de balsâmico. Em uma panela pequena, adicione o aceto e o açúcar, e misture bem. Em fogo baixo e sempre misturando, espere o aceto reduzir pela metade e engrossar. O processo leva em torno de 10/15 minutos. Quando estiver pronto, retire do fogo e deixe descansando em um potinho. A consistência deve ficar grossa, como se fosse uma calda. Reserve.

dsc_0145

Em seguida, corte as fatias de melão, retire as sementes e as cascas. Reserve.

dsc_0118

Monte o prato intercalando as fatias de melão com as fatias de presunto. Adicione algumas folhinhas de hortelã, e finalize com a redução de aceto balsâmico.

Dica: se quiser uma salada mais reforçada, adicione ao prato mussarela de búfala cremosa. Se optar por fazer uma entrada, sugiro que corte o melão em cubinhos e fatia o presunto crú para facilitar.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Write a comment