dsc_0478
Entradas & Petiscos, Legumes & Verduras, Saladas

Orgânica e colorida: Salada de Mexerica com Funcho e Cebola Roxa

dsc_0476

Eu adoro comer comidas frescas em dias de muito calor! Quando as temperaturas sobem demais, as saladas acabam sendo uma opção e tanto para as refeições do dia a dia. Posso ser fã de risotos, massas e molhos mais pesados, mas quando o sol está fervilhante com tudo, eu apelo para tudo o que é leve e refrescante. Depois de meses de frio, finalmente São Paulo teve um final de semana digno de verão primavera. No embalo do sol, hoje vamos com uma receita colorida como deve ser: Salada de Mexerica com Funcho e Cebola Roxa.

dsc_0445

Semana passada em recebi uma cesta de produtos orgânicos do pessoal do Raízs. O projeto que é incrível tem como objetivo o de conectar famílias de pequenos agricultores com os consumidores urbanos, criando uma rede de consumo consciente alô, economia criativa. Basicamente, as famílias que sofrem com o monopólio de grandes indústrias são empoderadas e o consumidor final recebe por um preço justo alimentos frescos e de qualidade. Resumo da ópera: todo mundo sai ganhando! Infelizmente, fomos acostumados condicionados a acreditar que o alimento precisa ser bonito e grande. Quando na realidade, esses não são os atributos que realmente interessam. Precisamos de produtos que sejam saborosos, ricos em nutrientes!

dsc_0468

Quando abri a caixa, dos muitos produtos, encontrei algumas mexericas. De tudo, elas me deixaram bem confusa. Eu adoro mexerica, mas só sei comer do jeito convencional: descasca, come o gome e dispensa a semente. O que era para ser fácil, virou um desafio. Afinal, eu queria uma receita! Pensei em fazer bolo, geleia, molho para alguma carne. Até que, por conta de uma temperatura altíssima, eu pensei em fazer uma salada. Uma salada de mexericas.

dsc_0472

No sul da Itália, existe uma entrada bem conhecida que leva laranjas e funcho (erva-doce). Parti do princípio que a mexerica nada mais é do que uma prima da laranja, logo, a combinação continuava valendo.  Por ser um prato bem refrescante, achei que ia cair super bem com o calor que estava fazendo em São Paulo. Como eu gosto de sabores mais fortes, acrescentei algumas rodelas de cebola roxa. E, para finalizar, além das folhas do próprio funcho, eu coloquei algumas folhinhas de hortelã para dar ainda mais refrescância. O sabor da mexerica orgânica é incrível! Isso sem falar da cor que é laranja de verdade e não aquele laranja pálido. Ela pode ser menor e ter mais sementes, mas a doçura da fruta é outra coisa. Outra coisa importante é como existe equilíbrio entre os sabores da mexerica e do funcho. Pode até parecer meio duvidoso, mas fica uma delícia! Então, aqui vai a minha dica: não deixe de experimentar essa salada!

dsc_0481

Vem comigo!

Para 1 pessoa:

  • 2 mexericas
  • 1 funcho (você utilizará 1 ½ xícara de chá de funcho (erva-doce) fatiado)
  • ½ cebola roxa pequena
  • Suco de ½ limão
  • Q/N de hortelã
  • Q/N de azeite extra-virgem
  • Flor de sal a gosto (se não tiver flor de sal, use o sal que tiver em casa)

Descasque as mexericas. Separe os gomos. CUIDADOSAMENTE retire a pele que envolve os gomos. Se conseguir, retire as sementes. Como os gomos são essenciais na apresentação do prato, é importante tomar cuidado para não destruí-los, ok? Mas, caso aconteça, sem crise: coloque os gominhos mais machucados por baixo. Coloque-os em um bowl e deixe reservado na geladeira.

dsc_0449

dsc_0452

Em seguida, passe para a limpeza do funcho.Comece cortando fora os caules e as folhas – se quiser, reserve as folhas para a decoração do prato e os caules para fazer um caldo de legumes. Eu gosto de retirar a primeira camada porque acho que ela acaba tendo mais sujeira que o resto (como se fosse um alho poró). Em seguida, corte a raiz (2 dedos da base). Se você for fã de sabores fortes, não precisa cortar tanto. Lave em água corrente. Com uma faca afiada, corte em fatias. Reserve.

dsc_0460

Corte a cebola pela metade e depois em meia lua. Reserve.

dsc_0457

Em um bowl, junte o funcho fatiada, a cebola, os gomos de mexerica. Acrescente o suco de limão, o azeite e a flor de sal. Misture com as mãos, delicadamente.

dsc_0465

Monte o prato e finalize com as folhas de hortelã e se desejar as folhas do funcho.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Write a comment