dsc_0419
Legumes & Verduras, Massas, Molhos, Pastas & Cremes

Revival: Fettuccine com Molho de Abobrinha e Cream Cheese

Esses dias me peguei olhando os primeiros textos e as primeiras fotos do blog. Uau! Que diferença! O Arroz, Feijão&Caviar mudou tanto de lá pra cá que fiquei chocada. E, foi lá nos primórdios do blog, quando as receitas não eram tão elaboradas e as fotos pouco produzidas, que eu postei uma das receitas que mais gosto de fazer quando quero comer algo gostoso e rápido. Para relembrar o meu começo como blogger, risos, eu trago a mesma receita. Dessa vez com um pouco mais de estética, o imbatível: Fettuccine com Abobrinha e Cream Cheese.

dsc_0411

Como a receita é antiga, mas eu tenho certeza que muita gente ainda não viu, eu vou repetir a mesma história. Há anos atrás, minha mãe foi visitar a minha prima na Itália e por lá aprendeu essa receita. Minha prima levou meus pais em um restaurante local, na pequena cidade de Morrovalle, para um jantar. Como a minha mãe é vegetariana, ela perguntou ao garçom qual era o melhor prato da casa para uma pessoa que não comia carne. Prontamente, ele sugeriu uma das estrelas da cantina. Antes que ela aceitasse a sugestão, ele disse: simples e delicioso.

De acordo com ela, o garçom estava errado. Não era “simples e delicioso”, e sim “simples, delicioso e incrivelmente saboroso”. Ela gostou tanto que pediu a receita. Aparentemente foi bem difícil. Afinal, quem garantia que ela não passaria a cantina para trás e entregaria a receita para um outro restaurante da região? Minha mãe conta que conversou, garantiu que ela não iria passar a perna em ninguém, não era dona de restaurante e que queria a receita apenas para reproduzir em casa. Deu certo, eles passaram será que foi a receita completa?.

dsc_0412

O que eu mais gosto nesse prato é a simplicidade dele. Com abobrinhas, cream cheese e uma cebola, você garante um macarrão saborosíssimo! Usei as abobrinhas orgânicas que ganhei do Raízs e, se querem saber, o sabor ficou diferente. A abobrinha orgânica não é “oca”, entendem? Ela é mais tenra e mais saborosa. Parece piegas, mas sinto que ela tem gosto de abobrinha de verdade! Preguiça e fome? Fica tranquilo, essa uma receita especial para você!

dsc_0435

Abobrinhas em mãos, vem comigo!

Para 4 pessoas:

  • 3 abobrinhas médias (preferencialmente as italianas que são mais finas)
  • 1 pacote de fettuccine
  • 1 pote de cream cheese
  • 1 cebola
  • ½ xícara de chá de parmesão ralado
  • Queijo parmesão a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Leite (apenas se houver necessidade)
  • Q/N de água para cozinhar o macarrão

Comece pelo molho de abobrinhas. Lave  as abobrinhas e com a ajuda de um ralador de legumes, fatie finas rodelas. Reserve.

dsc_0289

Em seguida, pique a cebola em brunoise (cubinhos). Quando menor eles ficarem, melhor. Reserve.

dsc_0285

Esquente uma frigideira, coloque um fio de azeite e comece a fritar a cebola picada. Ela precisa queimar para deixar o gosto defumado no macarrão. Veja bem, queimar não é deixar igual a um carvão!

dsc_0308

dsc_0309

dsc_0312

Quando as cebolas estiverem queimadas, adicione as abobrinhas e fique mexendo até elas murcharem. Assim que elas estiverem bem cozidas, adicione o pote de cream cheese e espere ele derreter.

dsc_0314

dsc_0331

Adicione o queijo parmesão ralado e acerte com sal e pimenta-do-reino. Se o molho ficar muito grosso, coloque um pouco de leite para ralear. Reserve o molho.

dsc_0337

Em uma panela grande, esquente a água com um pouco de óleo e sal. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar. Preste atenção no tempo de preparo para conseguir um macarrão al dente. Depois de pronto, escorra o macarrão e volte-o para a panela. Adicione um fio de azeite na massa para evitar que os fios grudem.

Se quiser, misture o macarrão ao molho ou sirva separadamente.

Dica: se quiser, finalize o prato com um pouco da abobrinha refogada antes de adicionar o cream cheese.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Write a comment