DSC_0312-min
Aves

Receitas (in)comuns: Sobrecoxas Assadas Com Limão & Ervas

DSC_0327-min

Tem dias que bate aquela vontade de comer algo que seja… Diferente. Um prato que você não vai achar no restaurante do dia a dia, que não vai colocar na marmita e nem vai fazer de janta quando voltar do trabalho cansada. Mas, essa vontade não significa que precisa ser algo rebuscado ou difícil de encontrar, e sim algo que saia do trivial e dos sabores cotidianos. Pode ser um tempero diferente, um preparo, um novo método de cozimento. A graça muitas vezes está em pegar o ordinário e transformar em algo extraordinário. Seguindo essa proposta, hoje é dia de fazer algo presente no dia a dia, mas que leva um toque especial: Sobrecoxa Assada Com Limão E Ervas.

DSC_0309-min

O Gustavo, meu namorado, ama comer frango assado. Se ele pudesse, tenho certeza que ele seria uma dessas pessoas que só levantam da mesa depois de chupar o último ossinho. Desde que comecei com o blog, ele sempre me pede frango assado. Não importa o tempero, o negócio dele é comer um franguinho com a pele douradinha e crocante. Eu, há quase quatro anos, vivo fugindo desse pedido. Posso até gostar de frango, mas confesso que o preparo nunca é fácil e agradável. Se tem uma coisa que eu não gosto tenho pavor, é a de mexer com frango cru. A textura e o cheiro são dois fatores impeditivos. Confesso à vocês que eu tive que tomar muita coragem para fazer esse prato comprei luvas de latex. Portanto, saibam que essa receita foi uma grande vitória pessoal.

DSC_0296-min

Quando decidi fazer as sobrecoxas, eu queria um tempero que fosse fácil, mas que ao mesmo tempo trouxesse um sabor bem intenso. Na hora, eu lembrei que frango com alecrim e limão siciliano combinavam muito bem. Para trazer aquele extra, também juntei tomilho-limão para dar frescor à carne. Nunca tinha aromatizado a carne recheando a pele, mas enquanto pensava no que podia ser feito eu achei que a ideia parecia ser boa. Sim, minha gente, esse foi um experimento! A sorte é que deu certo. Sem modéstia e sendo bem sincera com vocês, acho que nunca comi um frango tão perfumado como esse que eu fiz.

DSC_0284-min

Conforme o frango estava assando, a casa foi ganhando um aroma de alecrim, tomilho e limão siciliano incrível! Quando abri a porta do forno para tirar a assadeira, senti um cheiro tão maravilhoso que a vontade foi de devorar antes mesmo de fazer as fotos. A pele estava tão crocante que só de passar a faca em cima ela fazia barulho! Mas, o melhor de tudo ainda estava por vir. No caso, saber se a carne tinha ficado suculenta ou não. E é nesse momento que eu digo que um dos segredos de um bom frango assado é assar em fogo médio: fogo baixo demais resseca a carne porque ela fica mais tempo no forno, e fogo alto demais cozinha a carne por fora mas deixa cru por dentro. Siga na média que dá tudo certo!

DSC_0326-min

Essa receita, do meu ponto de vista, é prática, rápida e pode muito bem estar na sua mesa em um almoço mais “especial”. Os ingredientes são baratos e fáceis de encontrar, a apresentação final fica linda e, o melhor de tudo, fica uma delícia! Como diria o Gustavo, “fica de lamber os dedos”.

Separe as sobrecoxas, e vem comigo!

Para 4 pessoas:

  • 4 sobrecoxas com pele
  • 1 limão siciliano
  • 1 limão Tahiti (opcional)
  • 3 cabeças de alho pequenas
  • Q/N de alecrim fresco
  • Q/N de tomilho-limão fresco
  • Q/N de óleo (aproximadamente duas/três colheres de sopa)
  • Q/N de azeite extra-virgem
  • Sal à gosto
  • Pimenta do reino à gosto

Pré-aqueça o forno à 200º.

Corte as cabeças de alho na ponta fazendo com que os dentes continuem “presos” pela casca.

DSC_0270-min

Raspe um limão siciliano, evitando chegar na parte branco. Reserve. Em seguida, corte o limão em fatias. Se quiser temperar a sobrecoxa com limão, corte quatro fatias fininhas do limão Tahiti e reserve.

DSC_0244-min

Pegue as sobrecoxas, vire-as e tempere-as com sal e pimenta do reino. Vire novamente e puxe a pele sem descolá-la da carne. Tempere com sal e pimenta do reino, coloque um rodela fina de limão (siciliano ou Tahiti), um ramo pequeno de alecrim e outro de tomilho limão. Com cuidado, puxe a pele e cubra a sobrecoxa.

DSC_0217-min

DSC_0228-min

DSC_0229-min

DSC_0237-min

DSC_0232-min

Esquente uma panela ou frigideira (preferencialmente uma de ferro). Quando a panela estiver quente, coloque um quantidade generosa de óleo. Frite a sobrecoxa em fogo médio-baixo, com a pele para baixo para tostá-la. Nesse processo, é importante a pele ficar com um cor dourada quase marrom (golden brown). Esse momento é crucial, então preste atenção, ok? Esse processo dura em média 10-12 minutos, podendo demorar um pouco mais dependendo da panela. Não é necessário ficar mexendo no frango. Tome cuidado para não queimar as ervas e nem destruir a pele com a pinça.

DSC_0260-min

DSC_0262-min

Enquanto as sobrecoxas fritam, passe para a assadeira. Espalhe azeite na assadeira (sem excesso) e disponha as rodelas de limão (como e fosse fazer uma cama para apoiar o frango).

DSC_0265-min

Quando as sobrecoxas estiverem no ponto, disponha uma a uma na assadeira, em cima das rodelas de limão. Espalhe as cabeças de alho, os ramos de alecrim e o tomilho-limão. Por último, regue as sobrecoxas com um fio de azeite e finalize com as raspas de limão siciliano. Leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos – lembrando que o tempo pode mudar, e demorar um pouco mais, ok? É importante a carne cozinhar lentamente para não ficar ressecada e sim, molhadinha e suculenta. Lembre-se de tirar o limão de dentro da pele na hora de comer.

DSC_0280-min

Dica: sirva com um purê, uma salada de folhas ou um arroz branco bem soltinho.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Write a comment