DSC_0681-min
Massas, Molhos, Pastas & Cremes, Peixe & Frutos do Mar

Coringa: Fettuccine com Molho de Camarão e Lulas

Existem algumas receitas que a gente guarda na manga! Normalmente são as que você sabe que dão certo, não dão muito trabalho e o sucesso é sempre garantido. Quando tenho um jantar ou um almoço em cima da hora, não estou inspirada o suficiente para arriscar novos pratos ou passar horas em frente ao fogão, eu acabo me voltando para aquilo que eu sei que vai agradar! Gosto de chamar essas receitas chaves de “coringas”. Final de semana passado, durante um almoço, eu optei para um dos pratos que mais amo e que sempre é recebido por uma chuva de elogios. Se quer brilhar sem erro, a dica é: Fettuccine com Molho de Camarão e Lulas.

DSC_0676-min

A grande sacada dos pratos coringas é respeitar cada etapa e valorizar os ingredientes acima de tudo para fazer a receita brilhar. Para essa receita em especial, gosto de dizer que existem algumas regrinhas a serem seguidas. No caso: a massa escolhida, os frutos do mar, o tempero e os toques finais.

A primeira regra de ouro é sempre escolher uma massa que tenha uma qualidade muito boa. Se quiser comprar massa fresca em alguma rotisserie que conheça, melhor ainda. Agora, se não tiver tempo, eu recomendo usar as massas frescas da Divella. Acho que o custo benefício é bem bom! Uma boa massa seca – mesmo que industrializada – faz toda a diferença, portanto não vale a economia.

DSC_0677-min

Depois, vem a parte dos frutos do mar. De modo geral, peixes e frutos do mar merecem sempre um cuidado redobrado. Antes de qualquer coisa, procure um peixeiro/peixaria confiável. Sua saúde agradece! Mas, falando da receita em si, o frescor da lula e do camarão farão toda a diferença! Se puder, evite com todas as suas forças os congelados. Nada melhor que o fresco. A grande sacada está em fazer uma marinada que traga bastante sabor aos frutos do mar e consequentemente ao molho. Gosto de marinar com tomilho fresco, vinho banco seco, pimenta, limão e sal. Meia hora na geladeira é suficiente! Ainda sobre os frutos do mar, acertar o ponto é essencial. A lula precisa ser cozida mais tempo para não ficar borrachuda. Os camarões, em compensação, pedem rapidez para não ficarem duros.

DSC_0692-min

Outra coisa que eu descobri ao longo das vezes que preparei esse prato é que trazer um toque de frescor também muda consideravelmente a experiência. A salsinha, que é um item indispensável na hora de finalizar, pede um acompanhamento. Gosto de colocar por último alguns tomatinhos cortado na metade. Junto com o molho quente, o frescor do tomatinho gera uma sensação ainda mais agradável na boca. Por último e não menos importante, lembre-se de escolher um bom tomate pelado. Gosto muito dos tomates da La Pastina! Para uma experiência completa e super agradável, recomendo escolher um vinho branco gelado.

DSC_0713-min

Ingredientes em mãos, e vem comigo!

Para 4 pessoas:

  • 1 pacote de fettuccine (ou qualquer outra massa longa que você queira usar)
  • 2 latas de tomates pelados (inteiros ou picados)
  • 2 xícaras de molho de tomate (preferencialmente, caseiro)
  • ½ cebola
  • 300g de camarão
  • 300g de anéis de lula
  • ½ xícara de chá de vinho branco seco
  • 4 ramos de tomilho fresco
  • ½ limão
  • 1 ½ xícara de tomates grape
  • Salsinha picada a gosto
  • Azeite
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Q/N de água para cozinhar a massa

Comece pelos frutos do mar. Certifique-se de limpar os camarões muito bem retirando as tripas de cima e de baixo. Em seguida, junte os anéis de lula e os camarões em um bowl e prepare a marinada adicionando o vinho branco seco, o suco de meio limão, o tomilho fresco desfolhado, o sal e a pimenta do reino. Misture bem, cubra o bowl com um plástico filme e deixe na geladeira por 30 minutos.

DSC_0651-min

Em seguida, pique a cebola em brunoise (cubinhos) bem pequenos.

DSC_0655-min

Em uma panela quente, coloque um fio de azeite e refogue a cebola até ela ficar transparente e murchar. Espere ela dourar um pouquinho, mas sem queimar. Em seguida, adicione os tomates pelados e o molho de tomate. Se optar pelos tomates pelados inteiros, desmanche-os grosseiramente com a colher.

DSC_0660-min

DSC_0663-min

Passada a meia hora da marinada, separe as lulas dos camarões. Adicione o lula crua ao molho de tomate e deixe cozinhar por 40 minutos em fogo bem baixo (baixo mesmo).

Paralelamente, refogue os camarões em uma frigideira quente com um fio de azeite. Não refogue tudo de uma vez, faça-o em partes. Deixe 2 minutos de cada lado. Reserve os camarões em um bowl.

DSC_0668-min

Dez minutos antes de finalizar o molho, ferva a água do macarrão com óleo e lembre-se de salga-la (salgada igual a água do mar) só depois dela ferver. Cozinhe o fettuccine conforme as instruções, tomando o cuidado de deixá-lo al dente.

Corte os tamarinhos na metade.

DSC_0675-min

Quando a lula estiver cozida e macia, adicione os camarões refogados previamente.

DSC_0671-min

Misture o fettuccine ao molho e finalize com a salsinha picada e os tomatinhos.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Write a comment